Home > ÁREAS TÉCNICAS > Cultura e Turismo > Edital “Culturas Populares” vai contemplar projetos que evidenciam a diversidade cultural do Estado

Edital “Culturas Populares” vai contemplar projetos que evidenciam a diversidade cultural do Estado

As inscrições vão de 18 de setembro a 16 de outubro e podem ser feitas na Plataforma Digital de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) segue ampliando suas políticas públicas para fomentar e estimular diferentes manifestações artísticas no Estado. A mais recente iniciativa, o Edital Culturas Populares – Premiação Pessoa Física, publicado nesta sexta-feira (18/9), no Diário Oficial de Minas Gerais, vai destinar R$ 590 mil em recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC) que são provenientes de emendas parlamentares impositivas para projetos que dialogam com a rica diversidade cultural do povo mineiro. As inscrições vão de 18 de setembro a 16 de outubro e podem ser feitas na Plataforma Digital de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult.

Elaborado para promover, valorizar e fortalecer as culturas populares de Minas Gerais, o Edital Culturas Populares – Premiação Pessoa Física é destinado a projetos que dialogam com um conjunto rico, heterogêneo e artístico-cultural. Serão contempladas propostas sobre a salvaguarda de saberes tradicionais, preservação da memória e da identidade mineiras, de transmissão e perpetuação dos bens culturais de Minas Gerais entre outros aspectos. O valor total bruto pago aos projetos selecionados é de R$ 25 mil, e a versão completa do Edital pode ser acessada AQUI.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a publicação do Edital Culturas Populares – Premiação Pessoa Física é uma importante iniciativa de valorização da identidade mineira. “A cultura popular está presente em todas as regiões do Estado e simboliza uma assinatura única do povo mineiro. Por meio desse edital, queremos fomentar a manutenção do exercício dos direitos culturais, o apoio e a valorização das manifestações e expressões das culturas populares, tradicionais, urbanas, afro-brasileiras, indígenas, projetos de memória e salvaguarda em Minas Gerais”, destaca o secretário.

InscriçõesOs interessados em inscrever projetos no Edital Culturas Populares – Premiação Pessoa Física devem efetuar um primeiro cadastro na Plataforma Digital de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Após essa primeira etapa, os proponentes devem cumprir os processos específicos de cadastramento. Os documentos relativos ao Edital estão disponíveis no site da Secult e podem ser acessados AQUI. O prazo para inscrições começa nesta sexta-feira (18/9) e vai até as 23h59 de 16 de outubro. 

Novos formatosAlém de celebrar a cultura mineira em suas diferentes formas, o Edital Culturas Populares – Premiação Pessoa Física vai abrir espaço para propostas em formatos digitais. Os proponentes interessados em abordar trabalhos desenvolvidos em plataformas virtuais poderão inscrever projetos cujas estratégias de execução ou de acesso ao público se deem de forma remota, a fim de evitar aglomerações. Nesse caso, poderão ser utilizadas ferramentas digitais como páginas da internet, aplicativos, celulares, entre outros que possibilitem o acesso remoto.

Mais informações com a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437.