Home > Comunicação > Notícias > Discussão de temas atuais e posse da nova diretoria da AMM encerrarão o Congresso Mineiro de Municípios

Discussão de temas atuais e posse da nova diretoria da AMM encerrarão o Congresso Mineiro de Municípios

A última tarde do 36º Congresso Mineiro de Municípios, no dia 15 de maio, será marcada por grandes eventos e discussões técnicas e atuais, essenciais aos gestores e pessoas ligadas ao setor público. Além disso, a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM) encerrará o evento, apresentando os 44 integrantes da nova administração, com o presidente Julvan Lacerda reeleito em chapa única para o biênio 2019-2021.

Um destaque na programação é o painel sobre mineração, que tratará dos impactos dos desastres ambientais e as iniciativas para evitar este tipo de tragédia. Autoridades das esferas municipal, estadual e federal, bem como integrantes das CPIs que investigam os acidentes, estarão presentes.

O painel que aborda diversidade na política também promete uma discussão bem atual sobre a participação e a representatividade na gestão pública. O evento foi idealizado pela vereadora de Viçosa, Brenda Santunioni, e contará com militantes do assunto, como a professora e candidata ao Senado Federal por Minas Gerais em 2018, Duda Salabert, que falará sobre militância e expressão estadual. Outro destaque no painel é a palestra do prefeito de Itapecerica e diretor regional da AMM no Centro Oeste, Wirley Rodrigues Reis (Têko), que falará sobre inovação no executivo municipal.

Os vice-prefeitos também terão um espaço exclusivo para discussão durante o Congresso Mineiro. Durante o painel, eles discutirão os desafios da gestão municipal e como aliar o conhecimento de todo o executivo municipal para fazer uma administração eficaz.

Palestras

As salas temáticas continuarão com palestras sobre assuntos variados e relacionados à administração pública.

Na sala Guarani, a influência das redes sociais na atividade política e na gestão municipal será abordada pelo estrategista de redes sociais, Zuza Nacif; a palestra: “reforma da previdência e seu impacto nos municípios” virá logo depois, ministrada por Laís Azevêdo Vilela — Advogada Especialista em Direito Previdenciário; e Sabrina Amélia de Lima e Silva — Mestre e Doutoranda em Administração na linha Finanças.

Na sala Vila Nova, o primeiro tema da tarde será as medidas necessárias de adoção na LOA do exercício de 2020, ministrada pelo especialista em contabilidade e gestão pública, Nilton de Aquino Andrade. A segunda será sobre judicialização de políticas públicas, com o promotor de Justiça do MP, Luiz Gustavo Gonçalves Ribeiro.

Na sala URT, tópicos relevantes na relação do TCE-MG com os municípios mineiros serão abordados pelo Diretor Geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Marconi Augusto F. de C. Braga. Logo depois, palestra sobre receita pública municipal, com o Coordenador da 2ª Coordenadoria de Fiscalização dos Municípios do TCE-MG, Paulo Henrique Figueiredo.

Na sala Tombense, a primeira palestra será sobre Valor Adicionado Fiscal (VAF), com o presidente do SINFFAZFISCO, Hugo Renê. Logo depois, o tema  “Infraestrutura urbana e parcelamento do solo “, com a advogada e Mestre em Direito Ambiental e Sustentabilidade , a Isabel ztGuedes.

A sala Boa Esporte terá a professora Lucia Helena Galvão falando sobre relações humanas e logo depois a palestra sobre desafios e oportunidades dos programas habitacionais, com Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves, Consultora da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Ex-Secretária Nacional de Habitação Arquitetura e Urbanismo; Celita Fernandes,  Coordenadora Habitação de Interesse Social; e  Hermano Ângelo Melo,  Gerente  Negocial de Habitação em Belo Horizonte

Na Caldense, a Lei 12.587/2012 e os Planos de Mobilidade Urbana serão tema de palestra de Nádia Cristina dos Santos Sudário — Membro do Colégio Estadual de Entidades (CREA-MG); seguida pela palestra fiscalização e retomada de casas do programa “Minha casa, minha vida”, com o Advogado/Presidente da COHAGRA,  Marco Adad Jammal

Na sala América, as parcerias com o setor privado e as oportunidades para os municípios será tema de palestra do Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, Marco Aurélio de Barcelo Silva.

Congresso

O tema do Congresso neste ano será “Novos governos. Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios.” Em 2019, o Congresso marca um ano de muito trabalho e empenho da gestão da AMM para conquistar os direitos constitucionais dos municípios, após os inúmeros atrasos nos repasses de verba do Governo do Estado.

Serviço:

  • Data: dias 14 e 15 de maio de 2019.
  • Local: Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1.001, Bairro São José, Belo Horizonte, MG).
  • Inscrições e informações: hotsite do evento: http://congresso.amm-mg.org.br/36/. Saiba mais sobre a programação completa do evento (aqui).