Home > Comunicação > Notícias > Diretor da AMM participa de Encontro Técnico do TCEMG em Montes Claros

Diretor da AMM participa de Encontro Técnico do TCEMG em Montes Claros

Depois dos eventos presenciais serem interrompidos, em Minas Gerais, com a chegada da pandemia trazida pela Covid-19, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) voltou a promover, nesta terça-feira (15/03), o tradicional Encontro Técnico – O TCEMG e os Municípios – de forma presencial. O prefeito de Padre Carvalho, diretor da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), e Diretor Regional Norte da AMM, José Nilson Bispo, no evento, representou o presidente da Associação e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, que se encontra em Brasília devido à reunião do Conselho Político da CNM.

Com mais de 300 pessoas reunidas no auditório da Associação dos Municípios Mineiros da Área da Sudene (AMAMS), em Montes Claros (Norte de Minas), o primeiro dia do Encontro Técnico de 2022 discutiu O benefício do controle para a transformação das cidades mineiras com os representantes de cerca de 80 municípios da região.

O assessor do presidente do TCEMG, Marconi Braga, declarou, na abertura do Encontro Técnico, que “eventos como este, que priorizam a difusão do conhecimento, a habilidade profissional, a atitude aberta às mudanças na administração pública e o olhar mais assertivo das instituições controladoras, em benefício do desenvolvimento regional, são alguns dos benefícios do controle e um dos papéis do Tribunal de Contas”.

O prefeito José Nilson de Sá destacou a importância do Tribunal na cidade e considerou que esta é uma excelente oportunidade para os participantes “esclarecerem suas dúvidas com os técnicos do Tribunal de Contas”. O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Augusto Guimarães, lembrou da linha pedagógica de “capacitar agentes públicos” que o Tribunal vem adotando nos últimos anos e considerou essa iniciativa uma ótima forma dos recursos serem mais bem direcionados.

Homenagens 

Na oportunidade, o assessor Marconi Braga e o presidente do TCEMG foram homenageados com a comenda Antônio Lafetá Rebello pela Prefeitura Municipal de Montes Claros. A homenagem é concedida anualmente, a personalidades que tenham, no exercício de suas atividades, contribuído para o crescimento e desenvolvimento de Montes Claros e região. Marconi Braga, que representou o presidente do TCE no evento, além da sua homenagem, também recebeu a comenda que será repassada ao conselheiro Mauri Torres.

Trabalhos técnicos

Coube ao superintendente de Controle Externo do Tribunal, Pedro Henrique Magalhães Azevedo, abrir os trabalhos técnicos. Pedro abordou a Nova Lei Estadual 23.830/2021 – Gestão e Controle dos Recursos Recebidos por Danos Socioambientais. Ele falou sobre os principais erros identificados na aplicação dos recursos oriundos do acordo. Conforme explicou, a diferença no valor repassado pelo Estado e o valor que os municípios declaram ter recebido além da aplicação dos recursos em objetos diferentes do permitido pela Lei são os principais erros cometidos pelos gestores.

O diretor do Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato, Henrique Quites, apresentou o Centro de Fiscalização do TCEMG aos participantes. Henrique falou de algumas ações em que o Suricato está envolvido e ressaltou o benefício da análise de dados para um controle preventivo e concomitante.

Durante a tarde, acontecem palestras com a coordenadora da Secretaria da Ouvidoria, Renata Machado, com o coordenador de Auditoria dos Municípios, Thiago Henrique, e com as analistas de Controle Externo do TCEMG Milena Alves e Ana Carolina de Macedo.

Segundo dia do evento

Amanhã, 16/03, a analista de Controle Externo Ane Marla abre o segundo dia do Encontro Técnico falando sobre o Sistema de Contas Informatizadas dos Municípios (Sicom). Em seguida, o coordenador de Auditoria de Atos de Pessoal, Fabiano Murilo Melo, aborda o Cadastro dos Agentes Públicos de Minas Gerais (CAPMG). O coordenador de Desenvolvimento do Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas de Minas Gerais (Sisop), Paulo Roberto Cota, apresenta o sistema desenvolvido pelo TCEMG.

Organizados desde 2010, os encontros técnicos do TCEMG têm como objetivo capacitar prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores, secretários municipais e agentes públicos em geral, que já podem fazer a inscrição para participar dos próximos eventos que serão em Poços de Caldas, Leopoldina, Capelinha, João Pinheiro, Governador Valadares e Belo Horizonte.

Fonte: TCEMG