Home > Coronavírus > “Diálogo com a AMM” debate uso de recursos extraordinários na área de assistência social

“Diálogo com a AMM” debate uso de recursos extraordinários na área de assistência social

O “Diálogo com a AMM” desta terça-feira (26 de maio) reuniu gestores do Estado de Minas Gerais para receberam orientações acerca da aplicação do repasse emergencial para o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a transmissão ao vivo (no formato live) contou com a participação da assessora técnica de Assistência Social da AMM, Jéssica Araújo, a consultora de Assistência Social da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Rosângela Ribeiro, e o presidente do Cogemas/MG e vice-presidente do Congenas, José Crus.

Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas sobre os recursos extraordinários disponibilizados pelo governo federal para auxiliar os municípios no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A consultora em Assistência Social da CNM, Rosângela Ribeiro, reforçou que a situação vivida neste ano de 2020 é atípica e deve ser tratada com atenção. “Nossos gestores têm que dar resposta a isso. São questões que não podemos abrir mão quando vamos falar daquilo que o governo tem de medida para apoiar os municípios neste período de pandemia.”

Um dos pontos ressaltados foi a importância do diálogo, não só entre as entidades, como também com a população. “É um cenário que nos desafia, desafios de todas as ordens, desafios que provoca a gestão pública da assistência brasileira a ressignificar, a reordenar processos de trabalho visando estar em consonância com as medidas adotadas por governadores e prefeitos de cada estado e município”, disse José Crus.

Entre o público que estava acompanhando a transmissão, a grande participação de prefeitos chamou atenção. “Os principais questionamentos dos gestores dos diversos municípios foram em relação ao que pode ser desenvolvido com os recursos. “A Portaria nos coloca números, mas, para o município não fica claro como o processo será conduzido”, complementou a consultora.

A condução da transmissão foi feita pela assessora técnica em Assistência social da AMM, Jéssica Araújo, que reforça a orientação de Rosângela ao ressaltar que os municípios devem planejar o uso do recurso da melhor forma, visto que serão apenas duas parcelas, correspondentes a seis meses de repasse.

Sobre o projeto

O “Diálogo com a AMM” foi idealizado pela diretoria da entidade, sob o comando do presidente Julvan Lacerda, para atender os municípios afiliados neste período de isolamento social devido à pandemia do coronavírus.

O projeto vai manter os gestores e servidores públicos informados sobre os temas que envolvem a pauta municipalista, no formato live, por meio do canal da AMMTV no Youtube.

O próximo será no dia 28, no canal da AMMTV (aqui).

Áreas técnicas da AMM 

Para atender os municípios afiliados durante o isolamento social, todas as áreas técnicas e administrativas da AMM estão desenvolvendo os trabalhos de assessoria aos gestores e servidores públicos por meio de contatos por telefone, e-mail e redes sociais.

Salienta-se que, desde a sua criação, em 1952, a AMM trabalha pelo desenvolvimento dos municípios mineiros e, consequentemente, do Estado. Atua como estrutura de articulação política e se posiciona frente aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, como representante legítima dos 853 municípios de Minas Gerais.

Além da representação política, a AMM está estruturada para prestar assessoria aos municípios mineiros, em todas as áreas da administração pública. Para isto, os afiliados contam com 13 departamentos técnicos: Jurídico; Contábil e Tributário; Econômico; Convênios; Captação de Recursos; Educação; Assistência Social; Direitos Humanos; Esportes; Saúde; Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Cultura e Turismo.

A equipe de Comunicação oferece, ainda, informações em tempo real por meio dos canais da Associação: Portal da AMM (aqui); AMMTV (aqui); Instagram (aqui); Facebook (aqui).

Saiba mais sobre o tema da live desta terça-feira com a assessora do departamento de Assistência Social da AMM, Jéssica Araújo, pelo telefone (31) 2125-2404. Texto com informações da Agência CNM de Notícias.