Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Dia Internacional do Meio Ambiente tem como tema a poluição do ar

Dia Internacional do Meio Ambiente tem como tema a poluição do ar

O meio ambiente é tão essencial que no Brasil e no mundo há dias dedicados a ele.  O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta quarta-feira, 5 de junho, tendo como tema a poluição do ar. Durante esta semana, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e suas autarquias – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) – realizam atividades para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente.

A data começou a ser comemorada em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio em que vivemos, além de alertar o público e governos sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Além de outras ações, o governo federal fará o anúncio do projeto da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar, da campanha Respire Vida e da publicação “15 Medidas para melhorar a qualidade do ar nos municípios”, em parceria com a ONU Meio Ambiente, a OPAS/OMS (Organizações pan-americana e mundial de saúde) e o Ministério da Saúde

A iniciativa tem relação direta com o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, que é Poluição do ar. Durante o evento, haverá exposição da Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar e exibição de dois vídeos – um sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e outro de lançamento da campanha “Respire Vida”.

A campanha tem o objetivo de mobilizar as cidades para proteger a saúde das pessoas e do planeta dos efeitos noviços da contaminação do ar. A medida conta com a participação de especialistas em saúde pública e meio ambiente que deverão compartilhar e divulgar soluções para o problema da poluição do ar como apoio aos objetivos globais de desenvolvimento.