Todo ano a cidade Matias Cardoso, no Norte de Minas, se transforma na capital de Minas Gerais no dia 8 de Dezembro. Isso porque foi lá que o Estado começou a ser povoado. A data é marcada por festas na cidade e a entrega das medalhas Mathias Cardoso e Maria da Cruz.
Neste ano, dois membros da Associação Mineira de Municipios – AMM, foram homenageados. O Superintendente Geral da AMM, Ângelo Roncalli recebeu a medalha Mathias Cardoso e a Gerente de Relações Institucionais da AMM, Maria do Carmo Santos, foi agraciada com a medalha Maria da Cruz. A premiação é um reconhecimento aos que prestaram serviços que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte do Estado. Ao todo, 20 personalidades receberam as medalhas.
“Ser agraciada com essa honra é um incentivo para continuar trabalhando em prol das cidades mineiras, estou muito contente”, disse Maria do Carmo Santos. “Receber esta medalha no Dia dos Gerais demonstra o meu comprometimento e dedicação aos municípios mineiros. Mas acima de tudo do desejo meu e da AMM em orientar nossos municípios para atender, da melhor forma possível, os anseios de nossa sociedade, oferecendo serviços cada dia melhor e mais qualificado”, disse Ângelo Roncalli.
O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, disse que o Dia dos Gerais chega ao sexto ano de realização com as mesmas reivindicações das edições anteriores: ser mais conhecida e valorizada por todas as esferas. “É preciso que todos saibam que o Norte é Minas e que foi por aqui que tudo começou”, assinalou.
ENTENDA O DIA DOS GERAIS
O Dia das Gerais surgiu numa tentativa de marcar o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro. Com base em documentos oficiais produzidos pela administração portuguesa na Colônia e também considerando outros registros feitos por viajantes e estudiosos da época, descobriu-se que as origens mineiras estão ligadas à conquista e povoamento do Norte e Vale do Rio São Francisco. À beira do Rio São Francisco, Matias Cardoso possui uma das igrejas mais antigas do Estado, a Matriz Nossa Senhora da Conceição que foi construída no ano de 1675.