Home > ÁREAS TÉCNICAS > Cultura e Turismo > Dia de Minas Gerais: AMM celebra a data e os 301 anos da capitania de Minas Gerais

Dia de Minas Gerais: AMM celebra a data e os 301 anos da capitania de Minas Gerais

Comemorado em 16 de julho, o Dia de Minas reforça a luta da AMM e o slogan da Associação, pois, juntos, somos muito mais

O Dia de Minas Gerais, celebrado em 16 de julho, foi instituído em 1979 pela lei nº 561 – remontando à chegada, em 1696, da bandeira chefiada pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça à região onde está a cidade de Mariana.

A data relembra também a importância e a trajetória de três séculos do Estado e de seu povo e, neste ano, serve como marco do início das comemorações dos 301 anos da capitania de Minas Gerais.

A AMM celebra a data e reforça aos gestores públicos e aos mineiros a importância da união de todos em prol do desenvolvimento das Minas Gerais. “Somos 853. E, juntos, somos muito mais. Este é o nosso slogan e o que move nosso trabalho na AMM. Neste ano, apesar de ser um período de tristeza, com tantas vidas perdidas para a covid-19, podemos ter esperanças da força dessa união com grandes conquistas municipalistas, encabeçadas pela AMM, com apoio dos gestores públicos e deputados que lutam por um Estado melhor”, comemora o presidente da AMM e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda.

Comemoração

No Governo de Minas, inclusive, todos os anos a capital do Estado é transferida simbolicamente, no dia 16 de julho, para o município de Mariana, por meio de decreto.

Em 2021, Mariana volta a ser capital mineira em comemoração aos seus 325 anos de história. Para celebrar, a prefeitura do município está organizando dois dias de comemorações. Nesta sexta (16), até as 16h, há a Intervenção Cultural Anacronismo saindo da Praça Minas Gerais em direção ao Centro Histórico. E no dia 17 de julho (sábado), Intervenção Anacronismo, saindo do Centro de Atendimento Turístico, CAT, em direção às ruas do Centro Histórico da Cidade.

Saiba mais sobre o trabalho da AMM aqui.