Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: Webinário Novos Prefeitos Empreendedores fecha segunda fase do projeto na região Central do estado

Desenvolve Minas Gerais: Webinário Novos Prefeitos Empreendedores fecha segunda fase do projeto na região Central do estado

A região Central de Minas Gerais recebeu, na manhã desta quinta-feira, a nona e  última edição do webinário “Novos Prefeitos Empreendedores”, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Sebrae Minas. Na ocasião, os prefeitos (as) e servidores municipais da regional conheceram mais sobre os serviços das duas entidades como parceiras dos municípios para a construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico e de melhoria do ambiente de negócios.

Ao longo dos nove encontros em cada uma das regionais do estado, cerca de 1.200 ouvintes tiveram a oportunidade de conhecer os serviços e programas oferecidos pelo Sebrae e as ações da AMM em prol da construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico e de melhoria do ambiente de negócios. Essa rodada de eventos aconteceu dentro das ações do projeto Desenvolve Minas Gerais, que é o resultado da parceria entre AMM e Sebrae,  com ações planejadas para incentivar o desenvolvimento econômico dos municípios mineiros, ativando o empreendedorismo local nos setores público e privado.

A transmissão aconteceu pelo canal do Youtube da Associação Mineira de Municípios (AMM). Clique aqui e acesse.

Abertura

A abertura do evento contou com a presença do presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, que destacou a importância de qualificar a gestão pública para se obter melhores resultados e como a parceria da AMM com o Sebrae engrandece essa função da Associação.  “Demandem a AMM e o Sebrae, estamos prontos e temos um vasto catálogo de serviços que oferecemos e podem ajudar os gestores municipais na missão de administrar e otimizar o serviço das prefeituras”,

Julvan também chamou atenção para a importância de embarcar também nas pautas municipalistas gerais. “Temos diversas demandas regionais, mas temos estaduais e nacionais, por isso temos que unir os prefeitos que estão chegando agora e colocar dentro das pautas os desafios do movimento municipalista. Esse aprimoramento passa pela luta institucional que a gente faz com as outras esferas de governo, e passa também pelo aprimoramento da gestão interna dos municípios”.

O diretor presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, também deu as boas vidas aos gestores eleitos e reeleitos, destacando a importância da parceria com os  municípios e dados sobre as ações do Sebrae. “Nossa função é de oferecer o Sebrae como instrumento de desenvolvimento municipal e para isso temos uma extensa gama de ações e projetos para ajudar os gestores. O Sebrae é uma esteira de apoio pra ser usada, assim como a AMM, em conjunto”.

Para o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz, a parceria com a AMM foi possível devido à visão de futuro do atual presidente da entidade, Julvan Lacerda, que, segundo ele, vem firme no intuito de fortalecer o caráter de treinamento e capacitação da entidade. Ele pontuou também os desafios dos gestores e a necessidade de se criar uma visão empreendedora no desenvolvimento de cada localidade no momento de crise pandêmica que vivemos. “Esse momento ainda é de enfrentamento da pandemia, existem questões que realmente atravessaram a nossa agenda, mas não podemos perder de vista que, no pós-pandemia, os prefeitos terão que ser muito inovadores e criativos para que os municípios possam se recuperar”, disse.

A última edição do evento também contou com a participação do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick. Ele destacou que é necessário incentivar e empoderar a base, que são as administrações locais. “A força deve estar na ponta e essa figura que é o poder publico municipal, deve ser o grande protagonista, junto com os empreendedores locais”. Quick destacou que a parceria entre o Sebrae e a AMM busca essa união para a melhoria do desenvolvimento econômico local, criando condições favoráveis para o crescimento de novos negócios. “ Antes falava-se muito ajuda quem pouco atrapalha, mas temos na administração pública um espaço enorme para promover desenvolvimento, articular investimento. O poder público é o mais potente ator, em associação com o setor privado, em promover o desenvolvimento econômico”, completou.

Palestras

Após a abertura, o coordenador-geral de Comunicação da entidade, Lu Pereira, mediador do evento,fez a apresentação de todos os serviços oferecidos pela AMM, que estão sempre à disposição dos gestores e servidores mineiros. Seguindo a parte técnica do webinário,  importantes palestras sobre as ações e programas oferecidos pelo Sebrae para os gestores municipais foram realizadas.

Abrindo os trabalhos técnicos,  o gerente da unidade de articulação para o desenvolvimento econômico do Sebrae Minas, Alessandro Chaves, abriu o painel sobre Cidade Empreendedora.

Em seguida, para apresentar o tema: Desenvolvimento econômico local, sobre instrumentos de gestão e indicadores de desenvolvimento, com o gerente da unidade de inteligência empresarial do Sebrae Minas, Felipe Melo.

A última palestra, sobre governança e planos de desenvolvimento, foi feita pelo gerente regional Central do Sebrae Minas, Antônio Augusto Vianna de Freitas. Ele também fez um retrato do território e falou sobre o perfil econômico da região.

A reunião completa, com todas as palestras técnicas voltadas para a região Central, está disponível no YouTube da AMM. Clique aqui e acesse.

Projeto Desenvolve Minas Gerais

O projeto Desenvolve Minas Gerais foi lançado em agosto do ano passado. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda em todos os 853 municípios do Estado.

Na primeira etapa, foram realizados os webinários “AMM nos Municípios – Encontro online nas microrregionais” por meio de reuniões virtuais em parceria com as 44 microrregionais mineiras e as nove regionais do Sebrae Minas. O foco foi alavancar a retomada do desenvolvimento dos municípios, impactados pela pandemia do coronavírus.

Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais conta ainda com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (CREA-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Todos os encontros “Webinários para os Novos Prefeitos Empreendedores” estão disponíveis, na íntegra, para acesso no canal da AMMTV no Youtube.