Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: primeiro encontro online da região Centro-oeste foi sucesso de público e conteúdo das palestras

Desenvolve Minas Gerais: primeiro encontro online da região Centro-oeste foi sucesso de público e conteúdo das palestras

Mais de mil pessoas participaram da primeira edição do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”, nesta quarta (dia 20 de agosto), às 9h, totalmente virtual (confira, aqui, na íntegra), pelos canais de comunicação da Associação Mineira de Municípios (AMM). Este primeiro evento do projeto teve como foco os municípios da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG). A abertura do evento contou com a presença do presidente da AMM, Julvan Lacerda; do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; do diretor técnico do Sebrae-MG, João Cruz; e do presidente da AMEG e prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo; com a mediação do coordenador geral de Comunicação da AMM, Lu Pereira.

O evento faz parte do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio do Governo do Estado.

A iniciativa pretende criar suporte técnico e capacitação aos gestores, servidores, empresários e comerciantes na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local.

“A gente precisa disso, união de todas as entidades para alavancarmos Minas Gerais, que assim como o País todo está em crise. Estamos confiantes que os empresários vão abraçar o projeto e extrair dos nossos debates regionais melhorias e desenvolvimento econômico. Com essa parceria e orientação, não tenho dúvida que vamos alavancar esse desenvolvimento regional em relação ao turismo, com a orientação do Sebrae e da AMM, que se interessam pelo desenvolvimento regional e municipal”, afirmou o presidente da AMEG e prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo.

De acordo com o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, é preciso ter recursos para fazer desenvolvimento. “O orçamento é o pressuposto do recurso para realizarmos sonhos. Vivemos em uma região muito rica, mas precisamos olhar Minas como um todo. O Sebrae já esta prontíssimo e temos uma ligação muito grande com a CNM e a AMM, para capilarizar cada vez mais.”

Na avaliação do diretor técnico do Sebrae-MG, João Cruz, o maior legado do Desenvolve Minas Gerais será a discussão do desenvolvimento regional, que ganhará força com a parceria entre a instituição e a AMM.

O presidente da AMM, Julvan Lacerda, reforçou que o objetivo é levar desenvolvimento para a população; aprimorar a gestão dos municípios e a cultura empreendedora nas cidades. “A cidade que já tem a sala do empreendedor, a gente fortalecer, com um up grade; onde não tem, a gente dá um jeito de ajudar os prefeitos a implantar; tem um programa fantástico de cultura empreendedora na escola, que implantamos aqui na minha cidade, e que é muito interessante, a gente lança sementes e gera resultados para a próxima geração”, ressaltou.

Empreendedorismo 

O secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passálio, abriu o primeiro painel.Muito se falou de liberdade econômica no ano passado, discutindo a legislação federal, com alguns conceitos inovadores que respeitam a relação de como as pessoas que precisam empreender ainda dependem muito da tutela do Estado para exercer esse ímpeto natural de aproveitar uma oportunidade e executá-la. O guia (lançado pelo Estado, com apoio da AMM) é justamente esse passo a passo, a forma como vamos ajudar os prefeitos, efetivamente, a atuarem dentro dos conceitos de liberdade econômica.”

Para o coordenador-geral da Frente Parlamentar Pela Desburocratização, e Deputado Estadual, Guilherme da Cunha, o evento tem como meta discutir formas de gerar emprego e renda para os mineiros. “Com a pandemia, diversas pessoas perderam emprego. E isso faz com que elas tenham que empreender por necessidade. Este momento é muito oportuno para discutir o empreendedorismo.”

O diretor de Integração, Negócios e Tecnologia da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Henrique Petrocchi, afirmou que o órgão trabalha em parceria com as prefeituras para melhorias dos negócios, com simplificação dos processos, viabilizando as empresas com mais agilizada e de forma qualificada.

Na sequência, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Nova Serrana, Marco Aurélio Lacerda Moura, apresentou o case do município por ter a primeira sala do empreendedor, em junho de 2017. “Tivemos mais de 30 mil atendimentos e 2.500 MEIs formalizados por meio da sala mineira, que atende empreendedores de microempresas e, também, ambulantes. Além de mais de 700 pessoas capacitadas, todas em parceria com o Sebrae.”

Painéis

A segunda parte do evento foi dedicada à apresentação dos painéis temáticos com a participação do Gerente do Sebrae Minas/Regional Centro-Oeste-Sudoeste,  Leonardo Mol.

O tema “Consórcio público” foi apresentado pela advogada, especialista em Direito Público, Viviane Macedo Garcia. Em seguida, o procurador de Justiça e coordenador do Procon estadual, Amauri Aritmos da Matta, falou sobre a atuação do órgão nos municípios.

Um dos destaques práticos para os participantes foi a oportunidade de conhecer cases regionais, com a participação de Rodrigo Moreira, diretor executivo da Coocafe, que falou do resultado positivo do consorciamento.

A aplicação de Recursos Referentes à Covid-19, tema muito esperado no evento, ficou a cargo da diretora de controle externo dos municípios do TCEMG, Simone Reis de Oliveira, que falou da ação de fiscalização do órgão e, também, da criação de uma comissão e um hotsite da Covid-19 www.tce.mg.gov.br/covid, com todas as novas legislações.

Turismo

O último tema da primeira edição do AMM nos Municípios foi sobre as ações e estratégias para a retomada do turismo nos municípios, com a participação de Brenda Grandioso, assessora técnica de cultura e turismo da AMM; Ramon Diniz, assessor técnico de Desenvolvimento Econômico da AMM; Marta Feitosa, analista técnica da CNM; José Eduardo de Almeida, Presidente do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra, e Adeberto José de Melo, presidente da AMEG. Para contextualizar o assunto, o case regional sobre o Casarão Hostel, em Capitólio, com Lucas Arantes Barros.

No painel, foi apresentada a força e a importância do turismo para o desenvolvimento econômico do Estado. Neste momento, em que as pessoas não podem viajar grandes distâncias, o Desenvolve Minas chega como um potencializador da riqueza cultural de Minas Gerais, com sua cachaça famosa, o queijo certificado, o rico folclore e exuberantes paisagens típicas do Estado, como as montanhas, rios e cachoeiras.

Desenvolve Minas Gerais

O evento faz parte do Desenvolve Minas Gerais, convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae-MG durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, que aconteceu em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado. O principal objetivo do projeto, que tem o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado. 

Parceiros 

O Desenvolve Minas Gerais conta com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (CRE-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

O próximo “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais” será no dia 25 de agosto, às 9 horas, envolvendo a microrregional AMNOR. Acesse o evento aqui.