Home > COMUNICAÇÃO > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: primeiras edições do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais” foram sucesso; próximo evento movimenta a AMOG

Desenvolve Minas Gerais: primeiras edições do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais” foram sucesso; próximo evento movimenta a AMOG

Atingindo mais de 2.000 participantes, as primeiras edições do “AMM nos Municípios” têm alcançado o propósito de levantar discussões sobre como alavancar o desenvolvimento econômico local em todos os municípios do Estado, de acordo com os potenciais de cada localidade. Os encontros virtuais, que acontecerão nas 44 microrregiões mineiras, compõem a primeira fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, construído a partir da parceria entre a AMM e o Sebrae, para mobilizar o poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios.

Seis microrregionais já receberam o encontro: a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG);  Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR); Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (AMVALE); Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR); Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha (Nova Ambaj) e Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA).

Em cada edição, são chamados ao debate os atores do poder público, como secretários municipais, vereadores, servidores públicos; e do terceiro setor, como associações comerciais, industriais, câmaras de dirigentes lojistas, cooperativas, comerciantes e produtores de pequenos negócios; e a população de um modo geral, para que todos possam ter orientações técnicas e capacitação sobre como buscar financiamentos e recursos. São apresentados também casos de sucesso, seja de empresários, seja de gestores, soluções inteligentes para sair da crise e que possam propiciar caminhos e soluções para empreendedores de pequenos negócios locais se desenvolverem, criando mais emprego e fomentando a economia dos municípios.

“A AMM tem a clareza que, mesmo com as dificuldades que os prefeitos mineiros têm passado com a pandemia, e ainda tendo à frente eleições municipais, há a responsabilidade de levar a todos esse debate, para que, juntamente com o Sebrae e o apoio de diversos parceiros, possamos capacitar os gestores em favor do desenvolvimento econômico local em busca de ações e soluções para otimizar o comércio e a pequena indústria, fazendo o dinheiro circular nos municípios”, destacou o presidente da AMM, Julvan Lacerda, durante a live de lançamento do projeto Desenvolve Minas Gerais, no dia 14 de agosto.

No Portal AMM, é possível saber mais sobre o projeto Desenvolve Minas Gerais e todas as edições anteriores do AMM nos Municípios, inclusive ao conteúdo integral de cada reunião. Clique aqui e acesse.

Próximo evento

A região sul de Minas Gerais será a próxima a receber o projeto “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”, na próxima quinta-feira, 17 de setembro, às 9h, com transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Associação Mineira de Municípios (AMM).. A sétima edição do evento virtual terá como foco os municípios que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG), tendo como público-alvo gestores, servidores públicos, parlamentares e sociedade civil interessada em empreendedorismo.

Guia Municipal de Liberdade Econômica

Os participantes do projeto Desenvolve Minas Gerais terão acesso ao Guia Municipal da Liberdade Econômica, material produzido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), dentro do Programa Minas Livre para Crescer. O documento tem por objetivo nortear os 853 municípios mineiros quanto a implementação dos princípios da Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019), transformando Minas Gerais no estado mais livre para se empreender no Brasil.

Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais conta ainda com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (CRE-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.