Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: municípios da regional Sul recebem próxima edição do webinário da AMM e Sebrae

Desenvolve Minas Gerais: municípios da regional Sul recebem próxima edição do webinário da AMM e Sebrae

Os participantes contarão com importantes palestras técnicas sobre desenvolvimento econômico local, instrumentos de gestão e indicadores de desenvolvimento, governança e planos de desenvolvimento 

A próxima edição do webinário “Novos Prefeitos Empreendedores” será nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, às 10 horas, com as lideranças municipais e empreendedores da regional Sul. No evento, os prefeitos (a) e servidores municipais saberão mais sobre os serviços da Associação Mineira de Municípios (AMM) e do Sebrae como parceiras dos municípios para a construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico e de melhoria do ambiente de negócios.

O encontro, que já está na sétima edição, é transmitido pelo canal do Youtube da Associação Mineira de Municípios (AMM), e faz parte das ações do projeto Desenvolve Minas Gerais, que é o resultado da parceria entre as entidades com ações planejadas para o desenvolvimento dos municípios mineiros.

O público-alvo são prefeitos, vice-prefeitos, secretários de desenvolvimento, vereadores, presidentes de câmaras municipais e demais lideranças e gestores locais.

A abertura de evento conta com a participação do presidente da AMM, Julvan Lacerda; do diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz; do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; dos gerentes da regional do Sebrae; de prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da região.

O presidente da AMM e 1º vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, destaca que os gestores que assumirão em 2021 terão muitos desafios pela frente e precisam de apoio e conhecimento para conseguirem administrar suas prefeituras. “Por isso, há a responsabilidade institucional da AMM em aprimorar dois pontos essenciais: a capacitação da gestão pública, porque não adianta conseguir mais recursos, melhorar a relação federativa, se não melhorarmos de dentro para fora; e fomentar o desenvolvimento local, despertando a vocação para o empreendedorismo.”

Julvan Lacerda reforça, ainda, a importância da união dos prefeitos mineiros neste momento importante para a recuperação da saúde dos mineiros e da economia do Estado. No evento, serão apresentadas as ferramentas da AMM (cursos do CQGP, portal do afiliado e Diário Online) como forma de auxiliar os municípios no desenvolvimento de ações para a eficiência na gestão pública.

Projeto Desenvolve Minas Gerais  

O projeto Desenvolve Minas Gerais, lançado em  2019, é uma parceria entre a AMM e o Sebrae. O objetivo é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda em todos os 853 municípios do Estado.

Na primeira etapa, em 2020, aconteceram  webinários “AMM nos Municípios – Encontro online nas microrregionais” por meio de reuniões virtuais em parceria com as microrregionais mineiras. O foco foi alavancar a retomada do desenvolvimento dos municípios, impactados pela pandemia do coronavírus. Além disso, foram promovidos cursos com os temas “Compras Públicas Municipais” e “100 Primeiros Dias de Mandato”. 

Parceiros 

O Desenvolve Minas Gerais conta ainda com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.   

Agenda de encontros “Webinários  para os Novos Prefeitos Empreendedores”

Acompanhe o evento pelo canal da AMM no Youtube. Clique aqui.