Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: Municípios da ASSOLESTE debateram o tema Empreendendo para o Desenvolvimento durante 12ª edição do “AMM nos Municípios”

Desenvolve Minas Gerais: Municípios da ASSOLESTE debateram o tema Empreendendo para o Desenvolvimento durante 12ª edição do “AMM nos Municípios”

Mais de 1.800 pessoas participaram da 12ª edição do projeto “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”, que levou o tema  “Empreendendo para o Desenvolvimento” aos municípios que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (ASSOLESTE). O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (9), de forma totalmente virtual, pelos canais de comunicação da Associação Mineira de Municípios (AMM).

Nesta edição, os ouvintes puderam contar com palestras sobre temas imprescindíveis para que se atinja o desenvolvimento local da forma como está sendo incentivado com o projeto Desenvolve Minas Gerais, convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas para criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor. Compras públicas e a fixação de recursos; extensão rural e desenvolvimento; produtores locais e o impasse na comercialização; sistema de inspeção regional consorciado. Além do case regional sobre como o trabalho setorial impactou positivamente no desenvolvimento de São João do Manteninha.

Na abertura, estiveram presentes: o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda; o diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz; o presidente da ASSOLESTE e prefeito de Mendes Pimentel, Aymoré Moreira da Silva; e o diretor da AMM Região Rio Doce e prefeito de Itabirinha, Edmo Cesar Feliciano Reis.

O presidente da ASSOLESTE, Aymoré Moreira da Silva, anfitrião do evento desta quinta, destacou que é um prazer estar buscando esse tipo de orientação junto ao Sebrae e a AMM. Temos e precisamos realizar o Selo de inspeção regional para ajudar os nossos empreendedores na distribuição do seu produto”, destacou.

O prefeito de Itabirinha e diretor da AMM Região Rio Doce, Edmo Cesar Feliciano Reis, concordou com o prefeito e ressaltou que fortalecer as bases da economia local, que são os  pequenos produtores, é imprescindível para o aprimoramento econômico regional, além de fixar os recursos no território.  E para isso, segundo ele, a criação do selo de inspeção regional pode contribuir para esse desenvolvimento. “Temos produtores que necessitam desse selo, para legalizar os negócios. E tenho certeza que com isso, podemos impulsionar muito a economia da região”, disse.

Para o diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz, o projeto tem feito seu papel de percorrer todo o Estado levando essa importante discussão do desenvolvimento econômico. “Não adianta ter um bom trabalho se o ambiente de negócios for hostil. Então, vamos apresentar parcerias importantes do Sebrae que se preocupam com o desenvolvimento econômico. Muitas das vezes, a grande maioria dos nossos municípios mineiros são muito pequenos, a prefeitura é a grande empregadora. Poder dar oportunidade para que os jovens tenham outras oportunidades é interessante e tem trazido bons frutos.”

A abertura contou também com a presença do presidente Julvan Lacerda.  Ele explicou que o Sebrae se uniu com a AMM nesse projeto para aprimorar dois pontos que precisamos: a capacitação da gestão pública, porque não adianta conseguir mais recursos, melhorar a relação federativa, se não melhorarmos de dentro pra fora; e fomentar o desenvolvimento local, despertando a vocação para o empreendedorismo. “Estamos concluindo mandatos, mas estamos plantando sementes que vão render frutos para o próximo gestor. E é esse o nosso trabalho, fazer pensando nas próximas gerações e não na próxima eleição”, destacou.

Palestras

A primeira palestra foi sobre “Compras Públicas e a fixação de recursos no município”, com a consultora do Sebrae Minas, Fátima Moreira da Silva. O case regional foi a experiência de São João do Manteninha, sobre como o trabalho setorial impacta positivamente no desenvolvimento econômico local, com o presidente da ASSECON, Emerson da Silva Xavier. Para falar sobre os produtores locais e o impasse na comercialização, foi convidada a secretária-executiva da ASSOLESTE, Elidamárcia Lana da Silva.

Já o Sistema de Inspeção Regional Consorciado foi abordado pela analista técnica do Sebrae Minas, Ariane Vilhena. A próxima palestra programada foi com a gerente regional da EMATER em Almenara, Luciana Guimarães Miranda, que falou sobre extensão rural e desenvolvimento econômico local.

Encerrando o evento, o analista técnico do Sebrae Minas, Alessandro Challub, falou sobre os programas e parcerias do Sebrae Rio Doce e Vale do Aço.

Desenvolve Minas Gerais

O evento faz parte do Desenvolve Minas Gerais, convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, que aconteceu em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado. O principal objetivo do projeto, que tem o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, possibilitando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

No Portal AMM, é possível saber mais sobre o projeto Desenvolve Minas Gerais e todas as edições anteriores do AMM nos Municípios, inclusive ao conteúdo integral de cada reunião. Clique aqui e acesse.

Parceiros 

O Desenvolve Minas Gerais conta com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (CRE-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Acompanhe a transmissão ao vivo na próxima quarta-feira (14 de outubro), às 9 horas, pelo canal da AMMTVMinas no Youtube.