Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: Municípios da AMARP no sul do estado  foram instruídos sobre desenvolvimento local e consorciado em  11ª edição do “AMM nos Municípios”

Desenvolve Minas Gerais: Municípios da AMARP no sul do estado  foram instruídos sobre desenvolvimento local e consorciado em  11ª edição do “AMM nos Municípios”

A 11ª edição do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais” aconteceu na manhã desta terça-feira (6) e teve como foco os municípios que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo (AMARP), localizados no sul de Minas Gerais. O debate girou em torno da importância dos planos de desenvolvimento para o território e aplicação de recursos referente à Covid-19. Assim como todos os outros, o evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da AMM.

A reunião foi assistida por gestores, servidores públicos, parlamentares e sociedade civil interessados em empreendedorismo. Para a abertura, estiveram presentes o 1º vice-presidente da AMM e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, representando o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda; o diretor-presidente da Sebrae Nacional, Carlos Melles; o diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz;  o presidente da Amarp e prefeito de Ouro Fino, Maurício Lemes de Carvalho; e o 1º secretário da AMM e  prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes.

Abrindo o evento, o anfitrião e presidente da AMARP, Maurício Lemes de Carvalho destacou que a microrregional tem feito um trabalho de seriedade, envolvendo gestores comprometidos e que vêm trazendo desenvolvimento para a região. Ele explicou que o ponto forte é a pavimentação asfáltica, para a qual eles possuem os meios necessários para baratear o processo. “Temos feito muito asfalto, de forma muito mais barata, trazendo desenvolvimento muito forte, melhorando a economia e o transporte”, destacou.

O prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes, ressalta o orgulho pelo trabalho desempenhado na região. Ele explicou que municípios menores dependem desses consórcios para realizar as suas atividades e essas ações vêm de encontro com o empreendedorismo, trazendo desenvolvimento. “Quando faz melhoria na estrada rural, é uma transformação da realidade daquele local. Se fosse para os municípios fazerem sozinhos, não conseguiriam realizar nem um quarto do que pode ser feito através da AMARP”, ressaltou.

O diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz, apresentou o guia do Sebrae para o Candidato, que  reúne um conjunto de propostas de políticas públicas para os futuros prefeitos e prefeitas, bem como vereadores e vereadoras que serão eleitos no próximo mês de novembro. ’As propostas contidas no documento contribuem para a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo”, destacou. Ele antecipou que o Sebrae está produzindo também uma cartilha sobre a inspeção consorciada, com o objetivo de trazer segurança jurídica para as pequenas agroindústrias, apoiar o agricultor e  garantir para o consumidor produtos de qualidade.

O diretor-presidente do Sebrae nacional, Carlos Melles, se mostrou entusiasmado com o Guia de Prefeito Empreendedor, criado pelo Sebrae e as 10 dicas do Sebrae para um candidato empreendedor. “Quando um candidato a prefeito é eleito e ele é empreendedor, ele faz a transformação do município, como vemos muitos casos em Minas. (…) Antecipamos o debate do prefeito empreendedor para a campanha pra ver se o micro e pequeno empresário e o cidadão percebam o quanto um candidato empreendedor pode fazer se eleito”, destacou.  Ele enfatizou ainda como é imprescindível para o desenvolvimento regional ter o selo de qualidade, com as indicações geográficas, que isso é sinal de preferência na venda.

Para o 1º vice-presidente da AMM e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, os temas que vêm sendo abordados de acordo com as especificidades de cada região do Estado podem ajudar muito os gestores a preparar os municípios no pós-pandemia, incentivando as pequenas empresas e os negócios locais, que fixam os recursos no território. “Nós que estamos terminando o mandato vivemos um dos piores momentos durante esta gestão, com retenção de repasses por parte do governo estadual, com o Estado quebrado e, para ajudar, ainda vem uma pandemia, com uma eleição no meio.”

Palestras

O tema da reunião voltada para os municípios da AMARP foi  “A importância dos planos de desenvolvimento para o território”. Na palestra de abertura,  o consultor do Sebrae Minas, João Batista Nunes Nogueira, falou sobre “A concepção dos planos de desenvolvimento e sua aplicação para o desenvolvimento”.  Na sequência, foi apresentado o Case Regional “Glória e seu plano de desenvolvimento”, com a diretora administrativa da Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de São João Batista do Glória-MG, Vanessa Cassoli. Em seguida, a palestra da diretora de Controle Externo dos Municípios do TCEMG, Simone Reis de Oliveira, sobre a aplicação de recursos referentes à Covid-19.

Para falar sobre as parcerias e projetos do Sebrae SUL, o convidado foi Rodrigo Ribeiro Pereira , gerente regional SUL do SEBRAE Minas; em seguida, o evento contou com a palestra sobre Selo de Inspeção Regional Consorciado, com a analista do SEBRAE Minas, Ariane Vilhena.

Encerrando a reunião, o case da AMARP sobre “A melhoria da malha viária: menor custo do asfaltamento e mais desenvolvimento regional”, abordada pelo presidente da AMARP e Prefeito de Ouro Fino, Maurício Lemes de Carvalho.

Desenvolve Minas Gerais

O evento faz parte do Desenvolve Minas Gerais, convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, que aconteceu em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado. O principal objetivo do projeto, que tem o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, possibilitando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

No Portal AMM, é possível saber mais sobre o projeto Desenvolve Minas Gerais e todas as edições anteriores do AMM nos Municípios, inclusive ao conteúdo integral de cada reunião. Clique aqui e acesse.

Parceiros 

O Desenvolve Minas Gerais conta com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (CRE-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

A próxima microrregional a receber o projeto da AMM com o Sebrae é a ASSOLESTE. Acompanhe a transmissão ao vivo na próxima quinta-feira (8 de outubro), às 9 horas, pelo canal da AMMTVMinas no Youtube (clique aqui).