Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: macrorregião Rio Doce recebe 5ª edição do AMM nos Municípios em parceria com o Sebrae

Desenvolve Minas Gerais: macrorregião Rio Doce recebe 5ª edição do AMM nos Municípios em parceria com o Sebrae

O município de Governador Valadares (Macrorregião Rio Doce) será anfitrião da quinta edição do “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades”, no dia 17 de maio, terça-feira, das 8h às 12h30. O evento faz parte da nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o Sebrae, que debate o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do Estado e, nesta edição, tem o apoio da prefeitura de Governador Valadares.

A abertura do evento contará com a presença do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda; do diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz; do prefeito de Governador Valadares, André Merlo; além de autoridades.

Na palestra de abertura, o prefeito André Merlo apresentará o projeto “Acelera GV: Plano de desenvolvimento integrado de Governador Valadares”.

O tema “Oportunidades e desafios do desenvolvimento econômico – uma visão para a região do Vale do Rio Doce” será apresentado pelo gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae, Felipe Brandão. E a palestra sobre “Estratégias para o desenvolvimento regional” será proferida pelo coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Cedeplar-UFMG, João Romero.

De acordo com o presidente da AMM, Julvan Lacerda, a parceria com o Sebrae fortalece ainda mais o trabalho da entidade ao promover o desenvolvimento dos municípios mineiros. “Chegamos à última edição do AMM nos municípios com sentimento de dever cumprido, uma vez que conseguimos conquistar o objetivo do projeto ao levar capacitação de qualidade aos quatro cantos de Minas Gerais, capacitando os gestores e servidores públicos com temas imprescindíveis à eficiência e eficácia da gestão municipal. Além disso, os eventos propiciaram a troca de experiências entre os gestores e a apresentação de ideias inovadoras para melhorar ainda mais a administração pública, aumentando, consequentemente, a qualidade de vida da população dos municípios mineiros.”

Para o Diretor Técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, “são muitos os fatores que determinam o sucesso de um negócio, e grande parte deles está relacionada ao ambiente em que as empresas estão inseridas: legislação, burocracia, cooperação, apoio à inovação, acesso a crédito, para citar alguns. E é justamente a estruturação de ambientes favoráveis ao empreendedorismo e aos pequenos negócios que estimulou o Sebrae Minas a trabalhar em uma frente que chamamos de Desenvolvimento Econômico Local ou simplesmente DEL. A parceria com a AMM e os municípios é fundamental para o sucesso dessa estratégia que beneficia a todos: empreendedores, poder público e toda a comunidade local”.

Desenvolve Minas Gerais 

O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

O projeto já promoveu dezesseis edições virtuais do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”. E, também, o “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com nove webinários que debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais. Além disso, cursos e mentorias de qualificação foram oferecidos, desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o Estado com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local.

Parceiros  

O Desenvolve Minas Gerais conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Anote na agenda

  • Evento: “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades”
  • Data: 17 de maio (terça-feira)
  • Horário: das 8h às 12h30
  • Local: Auditório Genoma/Colégio Genoma, na rua Benjamin Constant, 357, Governador Valadares)

Mais informações e inscrições aqui.