Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: macrorregião Jequitinhonha/Mucuri de Minas recebe terceira edição do AMM nos Municípios

Desenvolve Minas Gerais: macrorregião Jequitinhonha/Mucuri de Minas recebe terceira edição do AMM nos Municípios

O município de Itamarandiba, na macrorregião Jequitinhonha/Mucuri de Minas Gerais, será palco do terceiro encontro “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades”, que acontecerá no dia 19 de outubro, das 8h às 17h, no Clube Florae (Rua Dez, bairro Florestal). O evento seguirá, rigorosamente, todos os protocolos sanitários da onde verde em que se encontra a região. A nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o Sebrae, debaterá o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do Estado.

A terceira edição do AMM nos Municípios está sendo promovida em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC), da Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha (NOVA AMBAJ), da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Jequitinhonha (AMEJE) e da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (AMAJE).

A abertura do evento contará com a presença do Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Julvan Lacerda; do Diretor Técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho; e do prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves.

Os prefeitos e prefeitas da macrorregião contarão com uma programação robusta, com palestras e debates que abrangem o desenvolvimento regional, governança, infraestrutura e turismo regional.

O presidente da AMM, Julvan Lacerda, destaca a importância do evento. “Assim como todas as ações realizadas em parceria com o Sebrae, com esses encontros temos o objetivo de levar capacitação e informação relevantes para a promoção do desenvolvimento dos municípios e, sobretudo, do desenvolvimento regional. Capacitar, qualificar, criar oportunidades, debater ideias e projetos para melhorar a gestão nos municípios estarão sempre na nossa pauta”, finalizou Julvan.

Para o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz, a importância da parceria com a Associação Mineira de Municípios é porque são os prefeitos e prefeitas que têm a condição de facilitar a vida do pequeno negócio. “Este programa Desenvolve Minas Gerais foi concebido antes mesmo da pandemia, mas ele está atual. Cabe a vocês serem indutores do desenvolvimento das empresas, para que elas possam abrigar as pessoas querendo trabalhar. E, para isso, temos que desenvolver a governança do território. O momento, agora, com a vacinação avançando, é da retomada do desenvolvimento econômico. E nossa parceria vem ao encontro disso”, disse Cruz.

Programação

A terceira edição do AMM nos Municípios contará com uma programação técnica diversificada, com palestra sobre “Tópicos de fontes de receita e alternativas de tributação para municípios da silvicultura”, com Eudes Sippel, Consultor Tributário, Especialista em Gestão Tributária, Professor e Diretor do Grupo GTM Web; “Como atrair e manter investimentos”, com Adriano Carvalho, Diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI); com o painel “Governança para o desenvolvimento territorial”, com palestras sobre o “Panorama do Jequitinhonha, perspectivas e potencialidades”, com Rogério Nunes Fernandes, Gerente do Sebrae Minas, Regional Jequitinhonha e Mucuri; “Cooperativismo como alternativa para o desenvolvimento regional”, com representante do Sicoob/Credijequitinhonha; representante do Sicoob/Credicen; com a palestra sobre “Iniciativas de desenvolvimento local na prática, case Novo Cruzeiro, com Milton Coelho de Oliveira, prefeito de Novo Cruzeiro; “Governança para desenvolvimento – plano de desenvolvimento regional e consórcio rides”, com Paulo Rodrigues Rocha, prefeito de Monte Carmelo.

Desenvolve Minas Gerais

O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

O projeto já realizou dezesseis edições virtuais do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”. E, também, o “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com nove webinários que debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais. Vários cursos e mentorias de qualificação foram oferecidas, desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o Estado com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local.

A primeira edição do “AMM nos Municípios” em 2021 aconteceu em Boa Esperança, na macrorregião Sul do Estado, e a segunda em Paracatu, no Noroeste. Os dois eventos reuniram representantes de mais de 300 municípios e puderam acompanhar importantes palestras e painéis sobre turismo.

Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

SERVIÇO

Projeto Desenvolve Minas Gerais: AMM nos Municípios – AMM e Sebrae juntos pelo desenvolvimento das cidades 

  • Local: Itamarandiba
  • Data: 19 de outubro (terça-feira)
  • Horário: das 8h às 17h
  • Local: Clube Florae (Rua Dez, bairro Florestal)

Mais informações e inscrições aqui.