Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: gestores e servidores da região Noroeste conheceram os serviços oferecidos pela AMM e Sebrae durante webinário “Prefeitos Empreendedores”

Desenvolve Minas Gerais: gestores e servidores da região Noroeste conheceram os serviços oferecidos pela AMM e Sebrae durante webinário “Prefeitos Empreendedores”

Os municípios que compõem a regional Noroeste do Sebrae no Estado receberam, na manhã desta terça-feira (2), a segunda edição do webinário “Novos Prefeitos Empreendedores”, evento online promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Sebrae, dentro da segunda fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria voltada para o desenvolvimento dos municípios mineiros.

“Demandem a AMM e o Sebrae, estamos prontos e temos um vasto catálogo de serviços que oferecemos e podem ajudar os gestores municipais na missão de administrar e otimizar o serviço das prefeituras”, foi o tom dado pelo presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda.

O evento reafirma o sucesso da iniciativa das duas entidades, que focam em oferecer suporte técnico e capacitação aos prefeitos e prefeitas, servidores, agentes públicos, empresários e empreendedores na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local.

No encontro, foram apresentados os serviços e programas oferecidos pelo Sebrae e as ações da AMM em prol da construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico e de melhoria do ambiente de negócios. Foram registradas as presenças dos prefeitos e prefeitas de Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Monte Carmelo, Paracatu, Patos de Minas, Três Marias e Urucuia, além de vários servidores e agentes públicos da região. O presidente da AMNOR e prefeito de Natalândia, Geraldo Magela Gomes, também prestigiou a reunião.

Em relação às características da região, que possui vocação para pecuária, bacia leiteira com boa produtividade, mas que ainda passa por uma série de dificuldades, muitas vezes estruturais, de acesso e logística, o presidente da AMM destacou ainda que a região ainda não tem um serviço de urgência e emergência. “Comprometo-me a ajudar esse movimento, para operacionalizar esse serviço. E, futuramente, um hospital regional, porque os deslocamentos para esse tipo de atendimento são muito grandes e é muito sofrimento aos cidadãos que precisam”, destacou.

No entanto, Julvan chamou atenção para a importância de embarcar também nas pautas municipalistas gerais. “Temos diversas demandas regionais, mas temos estaduais e nacionais, por isso temos que unir os prefeitos que estão chegando agora e colocar dentro das pautas os desafios do movimento municipalista. Esse aprimoramento passa pela luta institucional que a gente faz com as outras esferas de governo, e passa também pelo aprimoramento da gestão interna dos municípios”.

Em vídeo gravado, o diretor presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, também deu as boas vidas aos gestores eleitos e reeleitos, destacando a importância da parceria com os municípios e dados sobre as ações do Sebrae. “Nossa função é de oferecer o SEBRAE como instrumento de desenvolvimento municipal e para isso temos uma extensa gama de ações e projetos para ajudar os gestores. O SEBRAE é uma esteira de apoio pra ser usada, assim como a AMM, em conjunto”.

Para o diretor técnico do SEBRAE Minas, João Cruz, a parceria com a AMM foi possível devido à visão de futuro do atual presidente da entidade, Julvan Lacerda, que, segundo ele, vem firme no intuito de fortalecer o caráter de treinamento e capacitação da entidade. Ele pontuou também os desafios dos gestores e a necessidade de se criar uma visão empreendedora no desenvolvimento de cada localidade no momento de crise pandêmica que vivemos. “Esse momento ainda é de enfrentamento da pandemia, existem questões que realmente atravessaram a nossa agenda, mas não podemos perder de vista que, no pós-pandemia, os prefeitos terão que ser muito inovadores e criativos para que os municípios possam se recuperar”, disse.

Senado

Sobre a eleição do mineiro Rodrigo Pacheco para a presidência do Senado, anunciada na noite desta segunda-feira, o presidente da AMM e todos os participantes se mostraram confiantes e esperançosos, principalmente pelo fato de um representante mineiro assumir uma cadeira tão importante. “É Minas Gerais chegando pra trazer equilíbrio na política nacional, o Rodrigo tem isso. É um municipalista e teremos mais acesso, fiquei muito satisfeito”, destacou Julvan.

Palestras

Após a abertura, o coordenador-geral de Comunicação da entidade, Lu Pereira, mediador do evento,fez a apresentação de todos os serviços oferecidos pela AMM, que estão sempre à disposição dos gestores e servidores mineiros. Seguindo a parte técnica do webinário, três importantes palestras sobre as ações e programas oferecidos pelo Sebrae para os gestores municipais foram realizadas.

Para apresentar o tema: Desenvolvimento econômico local, o gerente da unidade de articulação para o desenvolvimento econômico do Sebrae Minas, Alessandro Chaves.

A segunda palestra foi sobre instrumentos de gestão e indicadores de desenvolvimento, com o gerente da unidade de inteligência empresarial do Sebrae Minas, Felipe Melo.

A última palestra, sobre governança e planos de desenvolvimento, foi feita pelo gerente regional Noroeste do Sebrae Minas, Marcos Geraldo Alves da Silva. Ele também fez um retrato do território e falou sobre o perfil econômico da região.

A reunião completa, com todas as palestras técnicas voltadas para a região Noroeste, está disponível no YouTube da AMM. Clique aqui e acesse.

As microrregionais que compõem a regional noroeste são: Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (AMPLA);   Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP);      Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR); Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaiba (AMAPAR); Associação dos Municípios da Microrregião do Alto São Francisco (AMASF); Associação dos Municípios da área Mineira da Sudene (AMAMS); Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio das Velhas (AMEV) e Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF).

Próximo evento

A próxima edição deste encontro será realizada na próxima quinta-feira, dia 4 de fevereiro, com as lideranças municipais e empreendedores da Regional Centro-Oeste e Sudoeste do Estado.

Projeto Desenvolve Minas Gerais

O projeto Desenvolve Minas Gerais foi lançado em agosto do ano passado. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda em todos os 853 municípios do Estado.

Na primeira etapa, foram realizados os webinários “AMM nos Municípios – Encontro online nas microrregionais” por meio de reuniões virtuais em parceria com as 44 microrregionais mineiras e as nove regionais do Sebrae Minas. O foco foi alavancar a retomada do desenvolvimento dos municípios, impactados pela pandemia do coronavírus.

Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais conta ainda com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (CREA-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Agenda de encontros “Webinários para os Novos Prefeitos Empreendedores”

  • 28/01 – Regional Triângulo
  • 02/02 – Regional Noroeste e Alto Paranaíba
  • 04/02 – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
  • 09/02 – Regional Rio Doce e Vale do Aço
  • 11/02 – Regional Zona da Mata e Vertentes
  • 23/02 – Regional Norte
  • 25/02 – Regional Sul
  • 02/03 – Regional Jequitinhonha e Vale do Mucuri
  • 04/03 – Regional Centro