Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: em Itamarandiba, prefeitos e autoridades debateram desenvolvimento regional dos municípios

Desenvolve Minas Gerais: em Itamarandiba, prefeitos e autoridades debateram desenvolvimento regional dos municípios

Itamarandiba, município localizado no Vale do Jequitinhonha e Mucuri, foi palco da terceira edição do “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae juntos pelo desenvolvimento das cidades”, nesta terça (19). Mais de 280 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e servidores públicos, participaram da cerimônia de abertura, quando a sede da AMM foi transferida, simbolicamente para o município. Foi um importante momento para reafirmar a importância do associativismo e da união dos prefeitos em torno das microrregionais e do movimento municipalista para a conquista de melhorias para os municípios e para os cidadãos que lá vivem.

O evento contou com a parceria da prefeitura municipal e está dentro das ações de interiorização do projeto Desenvolve Minas Gerais, convênio firmado entre as duas entidades para disseminar suporte técnico e capacitação na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local.

Participaram da mesa de abertura: o prefeito municipal de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves; o secretário de governo de MG, Igor Eto; o gerente de articulação de desenvolvimento do Sebrae, Alessandro Alves; o deputado federal Luís Tibério, os deputados estaduais Gustavo Valadares e Marquinho Lemos; representando o presidente do Senado, o assessor João Rafael Soares. Estavam também os presidentes das microrregionais e consórcios da região.

Dentro da programação do evento, houve um momento de celebração aos 69 anos da entidade, completados no dia 17 de outubro, com um vídeo do presidente da AMM e vice presidente da CNM, Julvan Lacerda, destacando a importância da entidade, as ações e serviços que são prestados às administrações municipais, além das conquistas da gestão.

Anúncio

Um importante anúncio foi feito aos presentes pelo presidente da AMM e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda: o acordo entre a AMM e o Estado para a quitação da dívida da Saúde será firmado muito em breve. “O pagamento dos R$ 7 bilhões em recursos atrasados será a longo prazo, com duas parcelas iniciais mais consideráveis e depois, a partir da terceira, serão parcelas menores. Mas é um dinheiro que vai entrar e que pode trazer um alívio na área da saúde”, destacou. O presidente da AMM ressaltou, contudo, que o mais importante é o compromisso do governo em não atrasar mais. “O governo está se comprometendo e, com o aval do MP, do TC, do Tribunal de Justiça,de que tudo que for empenhado na saúde será pago a partir desse ano, é o principal compromisso do acordo”, disse.

Em sua fala, Julvan destacou também a atuação do movimento municipalista e a importância da união para que os municípios consigam mais recursos e, a partir da luta municipalista, seja corrigida essa distorção do pacto federativo, que favorece a União e os estados em detrimento dos municípios.

Desenvolvimento

O prefeito anfitrião, Luiz Fernando Alves, pediu por mais representatividade e oportunidades para a região do Jequitinhonha e Mucuri, e destacou que o movimento municipalista e a união dos prefeitos é essencial para que os municípios possam ter mais condições de melhorar a vida dos cidadãos. “Estamos aqui junto com a AMM nossa grande parceira, e com o presidente Julvan, que está trabalhando incansavelmente para o desenvolvimento e a oxigenação das relações institucionais de Minas Gerais”, disse.

Representando o Sebrae, o gerente de articulação de desenvolvimento da entidade, Alessandro Alves, enfatizou a parceria com a AMM e esse projeto de interiorização como uma oportunidade para levar soluções de desenvolvimento aos gestores municipais. “O futuro acontece agora e a cidade do futuro precisa ser empreendedora. Pensar o desenvolvimento é pensar o futuro. Por isso, somente com a união será possível executar ações que promovam a melhoria da qualidade de vida por meio do apoio ao empreendedorismo e setores econômicos”, disse.

Homenagem

Ainda na cerimônia de abertura, o prefeito de Almenara, Ademir Gobira, fez um agradecimento ao presidente da AMM pela luta que vem travado, junto com os prefeitos mineiros, para a melhoria das condições de governabilidade das prefeituras e importantes conquistas, como a luta para conseguir o acordo com o governo para a quitação dos repasses constitucionais confiscados pelo governo estadual na gestão passada. “O vale do Jequitinhonha foi histórico na luta junto com a AMM. Nós tivemos coragem de lutar pelo nosso povo, fui em todas as manifestações feitas pela AMM em BH e preciso reconhecer que você foi crucial, importantíssimo para que a causa municipalista recebesse o respeito. Te considero muito pelo que fez e pelo que continua fazendo, é essencial para a política de Minas Gerais”, agradeceu.

Palestras

À tarde, os participantes do AMM nos Municípios tiveram o momento de capacitação técnica, com  intensa aprendizagem, a partir de palestras e painéis ministrados por autoridades especializadas e parceiras da AMM e do Sebrae, além de cases de sucesso e troca de experiência entre os gestores presentes.

Como a silvicultura vem sendo implementada na região, a primeira palestra foi sobre “Tópicos de fontes de receita e alternativas de tributação para municípios da silvicultura”, com Eudes Sippel, Consultor Tributário, Especialista em Gestão Tributária, Professor e Diretor do Grupo GTM Web;

A segunda palestra foi “Como atrair e manter investimentos”, com Adriano Carvalho, Diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI);

A programação foi encerrada com o painel “Governança para o desenvolvimento territorial”, com palestras sobre o “Panorama do Jequitinhonha, perspectivas e potencialidades”, com Rogério Nunes Fernandes, Gerente do Sebrae Minas, Regional Jequitinhonha e Mucuri; “Cooperativismo como alternativa para o desenvolvimento regional”, com representante do Sicoob/Credijequitinhonha; representante do Sicoob/Credicen; com a palestra sobre “Iniciativas de desenvolvimento local na prática, case Novo Cruzeiro, com Milton Coelho de Oliveira, prefeito de Novo Cruzeiro.