Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: Cursos sobre encerramento de mandato capacitaram quase 300 gestores e servidores municipais

Desenvolve Minas Gerais: Cursos sobre encerramento de mandato capacitaram quase 300 gestores e servidores municipais

As dez turmas do curso online sobre encerramento de mandato, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), conseguiram atingir servidores e gestores de 175 cidades mineiras. Ao todo, 292 alunos receberam o certificado do curso. O objetivo foi proporcionar conhecimento legal e teórico sobre os aspectos administrativos, financeiros e operacionais do encerramento de mandato.

No curso, foram abordados temas importantes para que os agentes públicos não incorram em irregularidades no processo do término de mandato.  A capacitação faz parte da nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, denominada “Capacitando a Gestão Pública”, fruto da parceria entre a AMM e o Sebrae. O público-alvo dessa etapa foram os gestores e servidores públicos das mais diversas áreas, que trabalham direta ou indiretamente com a temática.

A metodologia de trabalho foi focada na exposição da legislação regente, estudo de casos concretos, apresentação de jurisprudência dos Tribunais de Contas e Tribunais Superiores sobre a temática, compartilhamento de experiência entre os participantes.

O presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, destaca que o trabalho da AMM para aprimorar a gestão pública, sobretudo por meio da capacitação de gestores e servidores públicos com as parcerias da Associação com o Sebrae, TRE-MG, TCEMG e MPMG para execução de cursos e capacitações. “A gente está fomentando o trabalho da AMM e investindo, com esses parceiros, na qualificação da gestão, para termos uma gestão fiscal mais eficiente”, disse.

Para João Cruz, diretor técnico do Sebrae-MG, a parceria do Sebrae com a AMM para a realização do Desenvolve Minas Gerais, contribui para a capacitação dos agentes públicos em busca do desenvolvimento econômico. “A maior parceria do Sebrae esta com os municípios. O gestor municipal tem uma ferramenta extraordinária, promover o ambiente econômico e facilitar o ambiente de negócios. Se facilita o ambiente, não tenha dúvida,  haverá desenvolvimento econômico e social”, destacou.

100 dias de mandato

 Em mais uma etapa da nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, a AMM e o Sebrae, dessa vez, oferecem um curso sobre os primeiros 100 dias de mandato, para que os gestores compreendam melhor esse processo inicial e possam assumir os mandatos mais bem preparados.

As três edições virtuais do curso acontecerão nos dias 3 e 4, 9 e 10 e 15 e 16 de dezembro. As inscrições são gratuitas e estão abertas aos gestores e servidores públicos municipais. Clique aqui e acesse.

O Projeto

O Desenvolve Minas Gerais faz parte do convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico e capacitação aos gestores, servidores, empresários e comerciantes na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local.

A primeira etapa da parceria é a realização do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”, por meio de reuniões virtuais em parceria com as 44 microrregionais mineiras e as nove regionais do Sebrae Minas. Os encontros contam com a participação de técnicos da AMM, do Sebrae e de entidades parceiras, que vislumbram as características de cada uma das microrregiões do Estado e analisam aquilo que é mais importante de ser debatido.