Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: 3ª rodada de mentorias tratará da elaboração da chamada pública para as compras da agricultura familiar; inscrições para primeiras turmas estão abertas

Desenvolve Minas Gerais: 3ª rodada de mentorias tratará da elaboração da chamada pública para as compras da agricultura familiar; inscrições para primeiras turmas estão abertas

Auxiliar os gestores e servidores municipais na elaboração da chamada pública para as compras da agricultura familiar, privilegiando a produção local, mantendo o dinheiro circulando localmente. Esse é o tema da 3ª Rodada de Mentorias promovida pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG), dentro do projeto Desenvolve Minas Gerais. Já estão abertas as inscrições para três turmas no dia 31 de maio, com carga horária de duas horas, para que a orientação possa ser bem aproveitada por cada um dos participantes e de forma mais particularizada.

As inscrições são gratuitas e limitadas. Clique aqui para garantir sua vaga.

O objetivo dos encontros é orientar, de forma temática específica, gestores e servidores públicos municipais para que possam utilizar o poder de compras da Administração Pública como instrumento de fomento ao desenvolvimento econômico e social. A primeira turma está marcada para as 9h; a segunda para 13h e a terceira turma, às 15:30h.

O público alvo das mentorias são os servidores públicos das áreas de Licitação (Comissão de Licitação, Equipe de Apoio, Pregoeiro, etc.), Compras, Contratos, Procuradores, Assessores Jurídicos e Órgãos de Controle Interno.

De acordo com a programação, os participantes aprenderão: a verificar se o edital da chamada pública em uso está de acordo com a legislação vigente; – Pesquisa de preço; – Definir logística de entrega; – Publicação da chamada pública; – Divulgação dos editais de Chamadas Públicas na internet e redes sociais; – Gestão do contrato.

As mentorias proporcionarão a oportunidade de troca de informações e diálogo entre a instrutora Fátima Moreira e os servidores públicos participantes do curso, durante 12 semanas, com duração de duas horas semanais, totalizando 24 horas de trabalho para cada turma, visando orientar a plena aplicação dos conceitos e procedimentos apresentados no treinamento.

Fátima Moreira da Silva, Graduada em Administração, em 2001, pela FENORD, MBA – Gerenciamento de Projetos, em 2009, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Consultora Credenciada ao SEBRAE/MG na área de Políticas Públicas, foco nas Compras Governamentais das Micro e Pequenas Empresas/ Agricultura Familiar/ Desburocratização, consultora e instrutora na área de Desenvolvimento Econômico Local e Empreendedorismo

Desenvolve Minas Gerais 

As capacitações fazem parte do projeto Desenvolve Minas Gerais, do convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, em Belo Horizonte, em dezembro de 2019.

O presidente da AMM e 1º vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, destaca que os gestores que assumiram em 2021 terão muitos desafios pela frente e precisam de muito apoio e conhecimento para conseguirem administrar suas prefeituras. “Por isso, há a responsabilidade institucional da AMM em aprimorar dois pontos essenciais: a capacitação da gestão pública, porque não adianta conseguir mais recursos, melhorar a relação federativa, se não melhorarmos de dentro para fora; e o fomento ao desenvolvimento local, despertando a vocação para o empreendedorismo”

Ele ressalta ainda que a parceria com o Sebrae no projeto Desenvolve Minas Gerais pode ajudar muito todos os gestores e agentes públicos. “Juntamente com o Sebrae, e com o apoio de diversos parceiros, queremos capacitar os gestores em favor do desenvolvimento econômico local em busca de ações e soluções para otimizar o comércio e a pequena indústria, fazendo o dinheiro circular nos municípios.”

Acompanhe o Portal AMM e as redes sociais da entidade para ficar por dentro da agenda do Desenvolve Minas Gerais. Saiba mais aqui .