Home > Comunicação > Notícias > Desastres naturais levam 153 cidades à situação de emergência

Desastres naturais levam 153 cidades à situação de emergência

O Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em 153 municípios brasileiros nos estados do Rio Grande do Norte, Amazonas, Minas Gerais e  Rio Grande do Sul. A medida permite que as prefeituras dessas localidades solicitem apoio da União para assistência e socorro à população. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17).

No Rio Grande do Norte, 147 municípios foram afetados pelo extenso período de seca e obtiveram o reconhecimento federal. A mesma situação levou a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) a reconhecer situação de emergência em Varzelândia, Minas Gerais. Já na cidade mineira de Machacalis (MG), os danos foram causados por estiagem.

A cidade de Caapiranga, no Amazonas, e os municípios gaúchos de Crissiumal, Dom Feliciano e Montenegro foram atingidos por tempestades e enxurradas.

As prefeituras de cidades atingidas por desastres naturais podem solicitar apoio emergencial da União por meio de formulário disponível no  Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Os dados são analisados por técnicos da Sedec, se aprovados, os recursos serão disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional.

Acesse as portarias.

Publicado em 19 de outubro de 2018.