Home > Comunicação > Notícias > Defesa Civil promove evento virtual sobre a Integração dos Gestores Municipais ao Sistema Estadual de Proteção na sede da AMM

Defesa Civil promove evento virtual sobre a Integração dos Gestores Municipais ao Sistema Estadual de Proteção na sede da AMM

Orientar as novas gestões municipais e a equipe técnica das prefeituras sobre a importância do planejamento e do trabalho preventivo da Defesa Civil foi o objetivo do Seminário de Integração dos Gestores Municipais ao Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, evento online, produzido no estúdio da AMMTV, com apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), no dia 27 de janeiro. Promovido pelo Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (GMG/Cedec) o evento teve como missão aproximar as administrações municipais das ações da Cedec.

Na abertura do evento, o Governador Romeu Zema frisou que o seminário teve como premissa orientar os prefeitos sobre a importância de estabelecer uma coordenadoria municipal de proteção e defesa civil. “Agradeço o apoio da AMM, sempre parceira. É nosso dever adotar as medidas necessárias para redução dos riscos de desastres, incorporando as ações de proteção e defesa civil nos seus respectivos planejamentos. A principal atribuição desse órgão municipal é conhecer e identificar previamente os riscos de desastres e é isso que o seminário vai oferecer.”

Ao longo das palestras foram apresentados temas, como: ações do Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para integração do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil; Importância das ações preventivas desenvolvidas pela Defesa Civil municipal; Importância das ações de resposta a desastre desenvolvidas pela Defesa Civil municipal.

No encerramento do seminário, a Tenente-coronel Gracielle Rodrigues Santos Ferreira, coordenadora estadual adjunta de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, ressaltou que o evento foi “Uma oportunidade em que o Governo do Estado pôde fazer uma capacitação, mesmo que rapidamente, para levar aos novos gestores informações básicas para estruturar a Defesa Civil nos municípios. Nós temos a célula-mater da Defesa Civil, que é o município; tudo nasce lá. Então, as ações de preparação, prevenção, mitigação e resposta, a qualquer situação adversa, a qualquer desastre, têm que ser enfrentadas pelo município”.

A Tenente-coronel frisou, ainda, que é preciso que o município esteja preparado para fazer uma atendimento rápido à população. “A gente capacita os municípios para que eles possam se tornar cada vez mais resilientes e fazer frente a qualquer desastre, de maneira rápida, dinâmica e com as próprias forças. Então, é excepcional a parceria com a AMM. A gente agradece ao Julvan, por abrir essa porta da AMMTV para nós fazermos essa prestação de serviço público. O único objetivo é servir melhor ao povo mineiro”, ressaltou a coordenadora estadual adjunta de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais ao afirmar que haverá outros eventos, ao longo do ano de 2021, em parceria com a AMM.

Confira o evento na íntegra aqui.