Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Defesa Civil levará água à zona rural de 64 municípios afetados pela seca

Defesa Civil levará água à zona rural de 64 municípios afetados pela seca

Municípios atingidos podem contar também com cursos regionalizados e workshop

O Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), vai levar água às famílias da zona rural de 64 municípios atingidos pela seca. A Operação de Transporte e Distribuição de Água Potável (TDAP) terá início no dia 12 de setembro. O reabastecimento será feito, de casa em casa, com caminhões-pipa. A expectativa é beneficiar mais de 93 mil pessoas, uma média de 23 mil famílias. O atendimento será até o mês de novembro, no final do período de seca.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil e que está à frente da operação, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, a ação, em 2019, irá superar o número de atendimentos dos anos anteriores.

Serão contemplados municípios das regiões Central, Norte, Noroeste e vales do Jequitinhonha e Mucuri. Além de estar com o decreto de situação de emergência, em razão da seca, homologado, os municípios afetados devem apresentar pedido de ajuda humanitária na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O pedido deve ser formalizado mediante apresentação do Plano Municipal de Distribuição de Água, documento que explicita, entre outras informações, as comunidades rurais que necessitam de atendimento.

Serão investidos R$ 4,8 milhões na operação, recursos solicitados ao Governo Federal para ações de resposta ao enfrentamento à seca. O Estado de Minas Gerais, como contrapartida, apoia com o valor correspondente ao pagamento da água fornecida.

Outras ações

Além de levar água potável à população, a Cedec oferece capacitação aos municípios afetados, com cursos regionalizados e workshop. A coordenadoria presta apoio técnico constante quanto ao trâmite e à documentação necessária para o decreto de situação de emergência. Outro projeto da coordenadoria é a distribuição de cestas básicas à população prejudicada no período de seca. 

Idene

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), autorizou a disponibilização de 70 caixas d’água metálicas, de 20 mil litros cada, para 20 municípios do semiárido mineiro. Esses reservatórios são destinados ao atendimento de comunidades e, dentro de uma análise da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e do Idene, as prefeituras têm os seus pedidos atendidos.

Mais informações aqui, pelo telefone: (31) 3915-0274, e com o assessor do departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9193.

Foto: Divulgação/CedecMG.