Home > CQGP > DCASP e Sistema de Controle Interno Municipal foram temas de cursos do CQGP da AMM

DCASP e Sistema de Controle Interno Municipal foram temas de cursos do CQGP da AMM

O Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da AMM, promoveu, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2022, o curso híbrido de Sistema de Controle Interno Municipal, estruturado pelo modelo híbrido (nova metodologia que tem como objetivo aliar métodos de aprendizado on-line e presencial), com participantes na sala de aula e por meio de videoconferência.

Ministrado pela professora Priscila Viana, o curso teve como objetivo capacitar os servidores públicos municipais que atuam no Sistema de Controle Interno promovendo a eficiência e verificando o cumprimento das políticas estabelecidas em lei na implantação e funcionamento do controle interno municipal.

“O curso desta semana abordou o módulo I de uma série de cursos sobre controle interno. Aqui, a gente passou os conceitos importantes, as teorias iniciais, como implantar o sistema no município, quais os desafios, dificuldades e como tentar fazer. A importância do curso é para dar noção de que o sistema de controle interno não é obrigação apenas das controladorias, mas de toda a estrutura administrativa dos órgãos públicos municipais”, frisou a professora.

DCASP

Nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2022, gestores e servidores públicos das diferentes regiões mineiras participaram do curso “DCASP – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público: Prestação de Contas do Exercício 2021”, em ambiente totalmente virtual.

Promovida pelo CQGP, da AMM, a capacitação teve como objetivo capacitar os participantes sobre os procedimentos contábeis e principais aspectos a serem observados na elaboração das demonstrações contábeis obrigatórias aplicadas ao setor Público.

O curso foi direcionado a servidores dos setores de Contabilidade, Tesouraria, Controle Interno, Patrimônio, assessores, consultores e demais interessados no tema. Ministrado pela professora Lucy Fátima de Assis Freitas, contadora pública, Mestre em Contabilidade e Controladoria Aplicadas ao Setor Público, a capacitação foi dividida em quatro módulos, por meio da metodologia interativa e construtivista com apresentação da teoria essencial.

CQGP

Somente nos últimos cinco anos, o CQGP da AMM capacitou mais de 12 mil pessoas nos 214 cursos, que contemplam as principais áreas da gestão pública, abordando os principais temas que afetam direta e indiretamente a administração pública municipal.

Os cursos do CQGP também podem chegar à sua região, por meio das microrregionais e das prefeituras. Saiba mais sobre a programação dos cursos e inscreva-se no portalamm.org.br e pelo telefone (31) 2125-2411.

Programação 

  • 14 e 15 de fevereiro de 2022: Oratória para a gestão pública
  • 17 e 18 de fevereiro de 2022: O Alvará de Localização e Funcionamento, as Taxas Municipais e a Lei de Liberdade Econômica
  • 22 e 23 de fevereiro de 2022: eSocial

Mais informações AQUI, no portalamm.org.br e pelo telefone (31) 2125-2411.