Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Curvelo recebe a sexta edição do “AMM nos Municípios” nesta sexta (6)

Curvelo recebe a sexta edição do “AMM nos Municípios” nesta sexta (6)

Seguindo o propósito do projeto de interiorização “AMM nos Municípios” de visitar as dez macrorregiões de Minas Gerais até o final deste ano, a cidade de Curvelo, na região central, receberá mais uma edição do evento nesta sexta-feira, 6 de outubro. Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), a iniciativa tem o intuito de aproximar e unir os municípios mineiros, promovendo este momento de capacitação e debate político voltado para as causas municipalistas e demandas locais. 

 

Por meio do projeto, os gestores e servidores públicos das cidades do interior, que nem sempre podem estar na sede em Belo Horizonte, têm a oportunidade de participar das atividades da Associação para reivindicarem ações e, juntos, buscarem soluções e mais desenvolvimento, principalmente nos pequenos municípios. 

 

O AMM nos Municípios possui dois momentos: a parte político institucional, em que os prefeitos, vereadores e autoridades têm a oportunidade de apresentar as suas demandas e trocar experiências com os outros gestores e lideranças políticas, além de representantes do governo estadual e federal. A parte técnicaconta com palestras de entidades estaduais, parceiros da AMM na iniciativa, tratando de assuntos essenciais para a boa gestão pública.

 

O presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, explica que, a cada passo dado, o projeto vem crescendo, concretizando o objetivo de interiorização pensado pela sua gestão, que é reconhecer os problemas de cada região para elaborar uma pauta condizente com as demandas locais. “Queremos um movimento de capacitação dos gestores locais e de interlocução e união dos agentes políticos na construção de um municipalismo mais forte”, ressalta.  

 

Durante os encontros regionais, os técnicos da AMM promovem um atendimento personalizado em áreas especificas de acordo com as demandas do município sede do evento, além de uma assessoria aos prefeitos e servidores presentes no evento.

 

Conheça Curvelo

 

O sexto município a receber o “AMM nos Municípios” possui aproximadamente 80 mil habitantes e encontra-se situado na mesorregião central de Minas Gerais, na microrregião de Curvelo, com uma área de 3.306,1 km² e distante aproximadamente 170 km da capital mineira. Segundo estudos recentes, Curveloocupa o 14º lugar no ranking das 50 cidades pequenas brasileiras que apresentam melhor desenvolvimento econômico. O prefeito de Curvelo é o empresário e fazendeiro, Maurílio Guimarães, também diretor regional da AMM na região.

 

O nome tem origem em um dos seus primeiros moradores, o padre Antônio de Ávila Curvelo. É a cidade-mãe de muitos distritos hoje emancipados, tais como Corinto, Felixlândia, Morro da Garça, Inimutaba, Presidente Juscelino e Santana de Pirapama.

 

A presença de frutos típicos do cerrado se faz notar na culinária, especialmente o Pequi, que é consumido tanto em pratos salgados quanto os doces. Além do pequi, são comuns nas feiras da cidade o araticum (Annona crassiflora), a Mangaba e o Jatobá, onde também se vendem garrafadas com folhas e raízes de plantas da região.

 

Parceiros

 

O projeto de interiorização foi pensado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG); Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (SECIR/MG) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MG); Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG); Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG); e ainda, com o apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Rede Minas de Televisão.


Programação e inscrições do evento aqui.