Home > CQGP > Curso do CQGP da AMM destaca importância da atuação do sistema de controle interno municipal

Curso do CQGP da AMM destaca importância da atuação do sistema de controle interno municipal

Apresentar os aspectos e pontos de controle da estrutura administrativa dos órgãos municipais em relação às licitações de obras e serviços de engenharia é o objetivo do curso promovido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), nos dias 4 e 5 de outubro, na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte.

A capacitação, que tem como tema “Controle Interno Municipal Módulo II – atuação do sistema de controle interno municipal em licitações, contratos, obras e serviços de engenharia”, reuniu servidores públicos de diferentes regiões do Estado.

De acordo com a especialista em Direito Público e professora do curso, Priscila Viana, no curso, a teoria do módulo I é apresentada, de forma prática, conforme a realidade da área de compras, licitações e obras de serviços de engenharia. “Aqui, deixamos bem claro que todos os controles setoriais de compras e licitações não são atribuições da controladoria geral, mas dos respectivos setores. O sistema de controle interno é formado por todos os órgãos da prefeitura. A controladoria é a unidade central. E as secretarias são as unidades executoras do controle”, reforça Priscila.

A controladora interna do município de Onça do Pitangui, Camila Valadares Maciel, faz cursos na AMM constantemente. A servidora pública aprova a didática adotada e salienta a importância da capacitação. “Saio sempre satisfeita com o aprendizado e as inovações que os cursos trazem para o município, como as novas normatizações dos tribunais de contas. O prefeito tem muito interesse nos cursos da AMM e envia os servidores e secretários para participar das capacitações e melhorar a excelência dos trabalhos da prefeitura de Onça de Pitangui.”

Confira os cursos do CQGP da AMM aqui.

Publicado em 5 de outubro de 2018.