Home > CQGP > Curso do CQGP da AMM apresenta os critérios da auditoria interna nos municípios

Curso do CQGP da AMM apresenta os critérios da auditoria interna nos municípios

Funcionamento do Sistema de Controle Interno (SCI), conceitos básicos de auditoria interna, normas internacionais, princípios e requisitos éticos são alguns dos assuntos tratados no curso de Auditoria Interna em Municípios – Passo a Passo, promovido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da AMM, nos dias 10 e 11 de setembro de 2019.  

Este curso é uma extensão dos três primeiros módulos da capacitação sobre controle interno. De acordo com a professora Priscila Viana, nas aulas, são apresentados os critérios e procedimentos para a auditoria interna. “Muitas vezes, as pessoas falam que fizeram uma auditoria. Mas, quando observamos as normas internacionais, notamos que não foi feita da forma adequada. Com isso, não consegue gerar benefício para a entidade, porque não aponta as correções necessárias”, declara a professora, que salienta ainda que o auditor tem a função preventiva, de proteger a organização.  

O objetivo da AMM ao promover os cursos do CQGP é apresentar novidades e mecanismo para capacitar os servidores públicos e melhorar a prestação de serviços à população. Essa meta é alcançada quando a teoria se aplica à prática, levando resultados positivos à gestão municipal, como aconteceu em Coronel Fabriciano.  

A controladora e auditora interna do município de Coronel Fabriciano, Dandara Andrade Campos, participou do primeiro módulo deste curso há um ano e já colhe os frutos do aprendizado com a capacitação. “Voltei do curso e comecei a avaliar todas as áreas para ver onde havia problemas. A primeira atuação foi no almoxarifado. Nós reestruturamos o setor, e está funcionando, até hoje, perfeitamente. Nós apresentamos o projeto ao prefeito Marcos Vinícius (2º vice-presidente da AMM) e ele aprovou e nos apoiou. Hoje, temos uma equipe, com uma pessoa em cada setor pontual: na saúde e hospital, no jurídico, no obras e na educação”, enfatiza a auditora.  

Dandara reforça, ainda, que a equipe fez o projeto de cinco instruções normativas. “Há também uma pasta do controle interno no site. Fomos homenageados no seminário do TCEMG, pelo professor Milton Botelho, que fará uma palestra no município, com a equipe do CRCMG, no dia 14 de novembro, para colocar os avanços de Coronel Fabriciano. Tudo isso por causa do curso na AMM e o apoio do prefeito. No primeiro, eu vim sozinha e, agora, retornei com toda a equipe.”     

Confira cobertura do curso na AMMTV (clicando aqui).  

Saiba mais sobre os cursos do CQGP da AMM aqui.