Home > CQGP > Curso do CQGP da AMM apresenta mudanças na Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Curso do CQGP da AMM apresenta mudanças na Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Capacitar servidores municipais para trabalhar com o novo modelo de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), o estágio atual do processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade. Esse é um dos objetivos do curso CASP – Contabilidade Aplicada ao Setor Público, promovido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) da AMM, nos dias 11 e 12 de abril.  

Na capacitação, foram abordados o Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais; o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e a estrutura de Contas; os Procedimentos Contábeis aplicados ao setor Público de acordo com o MCASP – Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, entre outros temas. 

A professora do curso, a contadora, mestre em Ciências Contábeis, Lucy Fátima de Assis Freitas, explica que esse é o módulo I do curso, voltado às questões orçamentárias, financeiras e patrimoniais. “Hoje, no contexto da convergência da contabilidade do setor público e das normas internacionais de contabilidade, os chamados procedimentos contábeis patrimoniais trazem uma série de mudanças que vão implicar em novos procedimentos da gestão patrimonial, de estoques, do reconhecimento de receita e despesa pública, que muda o regime contábil”, realça a professora.    

Alex Kleber, contador do município de Fronteira, participou de um curso na AMM pela segunda vez e afirma ser, sempre, uma oportunidade interessante para aprendizado. “É muito bom, principalmente na área de controle, do que está acontecendo e do que virá pela frente. No curso, a gente conhece a realidade de outras cidades e pode ver o que precisamos melhorar”, ressalta o servidor público.   

Confira a programação completa dos cursos do CQGP aqui.