Home > CQGP > Curso do CQGP da AMM apresenta funcionalidades do eSocial

Curso do CQGP da AMM apresenta funcionalidades do eSocial

As prefeituras de todo o Brasil deverão começar o envio de eventos para o eSocial, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de implantação do sistema, em janeiro de 2020. Esse tema foi tratado no curso eSocial, promovido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 30 e 31 de maio, na sede da entidade, em Belo Horizonte. 

De acordo com a professora e contador Andrea Lacerda, a preocupação dos gestores e servidores públicos é quanto ao cumprimento da legislação. “Já existe e a gente tem que cumprir essa legislação, das obrigações acessórias, de uma forma diferente, pelo eSocial, o primeiro SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) que o órgão público está recebendo.”  

Andréa enfatiza que “é um desafio para todos nós, da alta gestão até o pessoal operacional, então, precisamos estar todos comprometidos com o eSocial para termos sucesso. Precisamos enviar as informações, elas são validadas no ambiente nacional, e distribuídas para os entes participantes.” 

No curso, foi abordado o objetivo do eSocial; quem está obrigado a entregar e os prazos de Certificação digital; Recadastramento nos parâmetros exigidos pelo eSocial; Normatização dos Procedimentos e Rotinas da Área de Recursos Humanos Geração de Informações em Tempo Real (facilidades, dificuldades, integração e sistema); Cadastramento de Eventos conforme tabelas Legislação e Calendário aplicável ao eSocial; Forma e prazo de admissão de agentes públicos, entre outros assuntos.  

O assunto é denso e demanda a atenção das gestões municipais. A sala ficou lotada, nos dois dias de curso; os alunos aprovaram a didática adotada e todos os entrevistados afirmaram a importância do trabalho dos servidores no município, sobretudo da Seção de Pessoal, nesse novo processo com o eSocial.  

Fique atento à data do próximo curso sobre eSocial e saiba mais sobre as capacitações do CQGP da AMM aqui.