Home > Comunicação > Notícias > Curso do CQGP capacita pregoeiros de municípios de Minas Gerais

Curso do CQGP capacita pregoeiros de municípios de Minas Gerais

O curso “Pregão – Formação de Pregoeiros” foi promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), por meio do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), nos dias 30 de janeiro e 1° de fevereiro. O tema é um dos mais procurados dentro dos vários assuntos que são oferecidos pelo CQGP, visto que o curso tem o objetivo de desenvolver conhecimentos técnicos para a prática de todas as etapas de um pregão aos 49 participantes, de diferentes municípios mineiros, para desempenharem corretamente a função de pregoeiro.

O professor Felipe Ansaloni, instrutor e consultor na AMM, explica que o curso prioriza os conceitos teóricos e exemplos práticos. “Uma boa negociação é ótima economia, principalmente para os municípios pequenos. O pregoeiro é um negociador público nato. Com ele, o município compra bem, e sobra mais dinheiro para a saúde, educação e outras áreas prioritárias”, ressaltou Ansaloni.

Os alunos, como Fernando Queiroz Diniz, Assistente Legislativo no município de Planura, concordam: “Dois dias para o esclarecimento do processo de Pregão, da fase inicial até a conclusão. O valor do curso, para mim, está na exposição da Legislação. Ajuda muito na eficiência de todo o processo e na eficiência da própria equipe”.

Para Solange Araújo, do Serviço Autárquico de Água e Esgoto de Carmo do Cajuru, tudo foi muito novo porque trabalhava em outra área: “Vou iniciar os trabalhos na área de licitação e pregão. Assim o curso está sendo bem proveitoso. O professor é bom, claro, objetivo e até então está elucidando todas as dúvidas, de maneira pontual”, disse.

De Comendador Gomes, o presidente da CPL (Comissão Permanente de Licitação), Diogo Ferreira Costa, nunca tinha trabalhado com licitação. “Minha área era Contabilidade; daí a importância particular deste curso. Vai me ajudar muito porque eu sabia muito pouco sobre o assunto. Está sendo uma boa bagagem sobre o Pregão, principalmente sobre os detalhes técnicos da Lei”, destacou.

Já o diretor de Contratos e Licitações de Congonhal, Raimundo Batista Franco, diz que o curso é o portão de entrada  para a vida pública: “Haja vista o departamento de licitação ser o coração financeiro da prefeitura, onde o objetivo final é o bem comum”.

Publicado no dia 1° de fevereiro de 2017.