Home > CQGP > Curso de controle interno do Fundo Municipal de Saúde reúne servidores públicos no CQGP da AMM

Curso de controle interno do Fundo Municipal de Saúde reúne servidores públicos no CQGP da AMM

Servidores públicos da área de controle interno de prefeituras de todo o Estado participaram do Curso de Controle Interno, prestação de contas e execução orçamentária do Fundo Municipal da Saúde – Módulo III, nos dias 21 e 22 de fevereiro, na sede da Associação Mineira de Municípios, em Belo Horizonte.

O curso foi promovido pelo Centro de Qualificação para Gestão Pública (CQGP) da AMM e teve como objetivo apresentar questões como o plano de saúde, relatório de gestão, programação de saúde e bloco orçamentário. A professora e especialista em gestão de sistemas e serviços de saúde, Marilene Nascimento Martins, conta que, nas aulas, foram apresentados os processos e a importância das ações da equipe de controle interno.

A professora salienta que “é vital à área da Saúde ter um controlador, em virtude das minúcias, o volume imenso de ordenações, decretos, leis que regem a área. O controlador interno, juntamente com a equipe do financeiro e o secretário, vai monitorar semanalmente todo o recurso que chega para enviá-lo às prioridades.”

Marilene reforça que os controladores devem ficar atentos à data de entrega do relatório anual de gestão, em 31 de março. “Como é físico e financeiro, é necessário que o controlador interno e a gestão tenham esse controle para saber quais são os passos do orçamento até o Estado e a União regularizarem todos os repasses.”

A Coordenadora da Atenção Básica do município de Belo Oriente, Evanice Meire Carvalho, está fazendo o curso pela segunda vez. “Acho que as experiências da professora e a forma como ela expõe as questões nos ajuda a avaliar como estamos atuando. Isso nos ajuda a refletir e a melhorar os serviços. Mais importante é a metodologia que ela usa, pois nos coloca dentro da legislação e abre nosso olhar a fazer melhor do que já faço.”

O Controlador interno do município de Santana do Jacaré, Lucimar Albérico Cardoso, também compartilha da mesma opinião ao reforçar a qualidade das aulas e a didática da professora. “Vim para conhecer, pois não sabia como funcionava. Volto com noção do que deve ser feito, o que é certo. Achei interessante entender das limitações do controlador e da importância de observar e estudar todos os assuntos antes de assinar documentos.”

Saiba mais sobre os cursos da AMM aqui e na AMMTV.

Publicado em 22 de fevereiro de 2019.