Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Curso de assessoria de comunicação para a gestão pública fecha calendário do CQGP da AMM em 2018

Curso de assessoria de comunicação para a gestão pública fecha calendário do CQGP da AMM em 2018

Fazer o elo entre a gestão pública e a população, por meio de informações com qualidade, é a principal função da Assessoria de Comunicação (Ascom) em uma prefeitura. É pelo trabalho da Ascom que os cidadãos de uma cidade têm acesso aos dados, prazos, novidades e ações da administração municipal. O papel dos profissionais da área esteve no centro das discussões do Curso de “Assessoria de Comunicação para gestão pública: teoria e prática”, promovido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) da AMM nos dias 27 e 28 de novembro de 2018.

A professora do curso, a consultora Izamara Arcanjo, enfatiza que o objetivo foi capacitar profissionais que fazem assessoria de comunicação e imprensa para lidar de forma assertiva e preventiva com a comunicação pública. “Se você tem as ferramentas adequadas ou a atuação de uma gestão preventiva, minimiza os impactos negativos na imagem da gestão, do órgão ou figura pública.” Para isso, é importante uma equipe unida e focada em estratégias para informar as pessoas com relevância e excelência.

O assessor da prefeitura de Araçuaí, Alan Oliveira Ribeiro, aprovou a didática do curso e reforça o conteúdo apresentado, sobretudo a necessidade da equipe de comunicação trabalhar de forma integrada, envolvendo todos os setores da prefeitura para aumentar a qualidade da informação repassada à comunidade. “O curso foi uma ótima oportunidade para troca de experiência a ser aplicada no município, com as práticas, que foram muito bem apresentadas para ser utilizadas no dia a dia na assessoria de comunicação da prefeitura.”

Já a assessora da prefeitura de Manga, Andreza Lima Pereira, salienta os aprendizados sobre gestão de crise de imagem institucional neste momento em que as prefeituras estão sendo impactadas com a dívida do Estado com os municípios. “É preciso ter uma comunicação eficaz para mostrar à população essa crise gerada pelo Estado. Então, aqui, a gente troca experiências e volta mais confortável, com mais ideias e maturidade para gerir essas crises. Além disso, a gente aprende novas técnicas e pode levar novo cenário e experiência.”

Andreza reassalta, ainda, a qualidade da capacitação oferecida na AMM. “Recomendo o curso, o conteúdo é plausível, a professora é muito qualificada e as informações têm relevância; a estrutura é muito boa, os colaboradores da AMM são muito simpáticos; o estúdio da TV é muito bom. A comunicação eficaz e o suporte que a AMM nos dá, hoje, a gente confirmou aqui e viu o quanto você são importantes para o nosso trabalho.”

A coordenadora de comunicação da câmara de Tupaciguara, Letícia Medeiros, compartilha da mesma opinião. “É o segundo curso que faço na AMM e, assim como no primeiro, acho importante a troca de informações que a gente tem com outros municípios. Neste curso, destaco os aprendizados sobre os cuidados de como lidar com a imagem da marca e do órgão que a gente trabalha”, reforça.

Saiba mais sobre o curso no minuto da AMMTV e nas redes sociais da AMM.

Publicado em 29 de novembro de 2018.