Home > Comunicação > Notícias > Curso atualiza os contadores municipais a respeito do novo modelo de Contabilidade Pública

Curso atualiza os contadores municipais a respeito do novo modelo de Contabilidade Pública

Com o objetivo de capacitar os contadores dos municípios mineiros para o novo modelo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), o Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) promoveu o curso de Contabilidade Pública Municipal, na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte, nos dias 5 e 6 de abril.

Durante os dois dias de curso, foram abordadas as providências necessárias para a adequação dos procedimentos requeridos pelo novo modelo, como a adequação dos sistemas de integração das diversas áreas de interface com a contabilidade, tendo em vista as novas demandas de tratamento contábil com foco no patrimônio público.

Ediel Rangel é o responsável pelo departamento de contabilidade no município de  Itaipé. Para ele, o curso foi ótimo por abordar a questão da adaptação da contabilidade pública às normas internacionais de contabilidade. “Na esteira disso, acho que a contabilidade pública deveria ser vista, conduzida, como se fosse contabilidade privada”, completa o servidor.

Na avaliação de Setembrino Ramalho, procurador municipal em São João Nepomuceno, o curso “foi excelente, muito bom, esclarecedor das mudanças contábeis e legais que os municípios devem implantar considerando a importância maior da modernização do setor público.”

Para Lindomar Oliveira, da Associação dos Municípios da Micro Região do Vale do Paraibuna (AMPAR), em Juiz de Fora, “Além da importância esclarecedora do curso, evidencia-se um fator novo no conceito de contabilidade pública. Antes, tinha como foco o orçamento. Com as mudanças, o foco atual passa a ser o patrimônio.”

Publicado em 7 de abril de 2017.