Home > ÁREAS TÉCNICAS > Cultura e Turismo > Cultura e Turismo: AMM participa de posse dos novos presidentes do IEPHA e da Faop

Cultura e Turismo: AMM participa de posse dos novos presidentes do IEPHA e da Faop

Dois novos gestores da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) foram empossados nesta quarta-feira (19/5). Felipe Cardoso Vale Pires, nomeado para a presidência do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), e Jefferson da Fonseca, presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), assumiram os cargos em cerimônia na sede do Iepha (Prédio Verde), no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. A AMM foi representada no evento pelo prefeito de Itapecerica, diretor da Associação na regional Centro-Oeste, e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Wirley Reis (Têko), pelo coordenador geral de comunicação da entidade, Lu Pereira, e pela assessora do departamento de Cultura e Turismo, Brenda Grandioso.

Os novos presidentes se integram à Secult com o desafio de promover as culturas tradicionais e o patrimônio do Estado, bem como a descentralização das atividades formativas e artísticas. Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a chegada de Felipe Pires e Jefferson da Fonseca simboliza um novo momento na trajetória do Iepha-MG e da Faop, importantes instituições que trabalham, principalmente, a difusão das artes e o fomento das culturas tradicionais em Minas.

“Tanto a Faop quanto o Iepha precisam intensificar, cada vez mais, as ações de descentralização e formação em Minas Gerais. Ambas as instituições também vão ampliar o diálogo com o turismo por meio de uma transversalidade cada vez mais ativa. Temos desafios, mas a certeza é de que o trabalho será pautado, sempre, na descentralização de atividades, na proteção e promoção de nossa identidade mineira e na exaltação das nossas artes. De Minas para Minas”, destacou Leônidas Oliveira.

Felipe Cardoso Vale Pires já havia ocupado o cargo de gerente de Monitoramento e Avaliação do Iepha-MG entre 2017 e 2018. Agora, à frente da presidência, ele se diz preparado para assumir os desafios que estão por vir. “Há um legado especial aqui, o Iepha é uma instituição sólida e reconhecida pelo trabalho de excelência que sempre executou. Nosso patrimônio é muito mais que a materialização. Ele é formado pelos saberes tradicionais, pela culinária, pelo artesanato, pelas folias. Tudo isso tem profundos reflexos na economia do Estado, gerando valor à identidade do povo mineiro. O Iepha sempre irá valorizar e fazer crescer nosso Estado. Mostrar para nós mesmos, e para o país, quem são as Minas e quem são as Gerais”, declarou.

Jefferson da Fonseca assume a Fundação de Arte de Ouro Preto com a missão de ampliar o diálogo da instituição com outros municípios mineiros, garantindo ações de formação em arte e cultura que não se limitem à antiga capital do Estado. De acordo com o gestor, a expectativa de iniciar os trabalhos é enorme. “A Faop é referência no País e estamos ansiosos para essa nova fase. Queremos levar a qualidade técnica pela qual a Fundação tem sido amplamente reconhecida a outros locais, não só aqui em Minas, mas no Brasil, democratizando o acesso ao conhecimento”, disse.

Parceria

A AMM está fazendo parcerias com o Governo de Minas em busca de fortalecer a cultura e o turismo nos municípios mineiros. Entre as ações, destaca-se a participação de representante da Associação no Conselho de turismo, de patrimônio cultural, da rede de Gestores.

Assista a integra da cerimônia de posse AQUI.

Foto: Jefferson da Fonseca, Leônidas Oliveira e Felipe Cardoso Vale Pires (Paulo Lacerda /Fundação Clóvis Salgado)

Mais informações com a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437.