Home > CQGP > CQGP da AMM salienta importância do controle interno para a gestão da saúde nos municípios

CQGP da AMM salienta importância do controle interno para a gestão da saúde nos municípios

O Centro de Qualificação para Gestão Pública (CQGP) da AMM promoveu, nos dias 17 e 18 de setembro, o Curso de Controle Interno, prestação de contas e execução orçamentária do Fundo Municipal da Saúde – Módulo III. A capacitação reuniu servidores públicos da área de controle interno de prefeituras de todo o Estado na sede da Associação em Belo Horizonte.

Na capacitação, foram discutidas questões como o plano de saúde, relatório de gestão, programação de saúde e bloco orçamentário. A professora e especialista em gestão de sistemas e serviços de saúde, Marilene Nascimento Martins, explica que o curso tem como objetivo levar o serviço de saúde ao conhecimento dos novos controladores que estão entrando nas prefeituras. “Eles entram para serem os controladores de todas as secretarias, mas a Saúde tem uma grande especificidade, pois os processos precisam ser seguidos. Na Saúde, o controle é físico e financeiro para atingir as metas (de saúde) da população.”

A auxiliar administrativo da prefeitura de Guidoval, Rafaela Antero, fez os dois módulos do curso e acho primordial a capacitação para garantir a qualidade dos trabalhos nas prefeituras. “É sempre bom agregar conhecimento e saber mais a fundo os passos para administrar. Agora, poderei chegar lá no município e ter embasamento para falar sobre certos assuntos que eu convivo e não tinha conhecimento do que era certo ou errado, e qual processo deve ser seguindo”, reforça a servidora pública.

Confira o calendário do CQGP (aqui).

Publicado em 19 de setembro de 2018.