Home > CQGP > CQGP da AMM ofereceu curso prático sobre funcionamento do Siconv

CQGP da AMM ofereceu curso prático sobre funcionamento do Siconv

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, o Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) da Associação Mineira de Municípios (AMM) ofereceu o curso “Siconv na prática” a gestores e servidores públicos de prefeituras municipais das diferentes regiões do Estado. O curso tem como objetivo capacitar e auxiliar os gestores e legisladores municipais no uso do sistema bem como captar recursos para a execução do PPA.

A professora Rosana Pereira, multiplicadora do Sincov, explica que o conteúdo das aulas foi voltado à capacitação para operação e prestação de contas no sistema. “A parte teórica nós concluímos com exercício prático e eu creio que tenha sido muito produtiva para que os gestores municipais entendam um pouco mais da execução de um convênio ou contrato de repasse dentro do Siconv”, afirma.

Rosana salienta, ainda, que é preciso os gestores ficarem atentos às novidades do Siconv, sobretudo às publicações de editais. “Eu sempre destaco que um bom projeto gera uma boa proposta, que resulta em uma execução mais tranquila e prestação de contas com resultado positivo. O problema é que a maioria dos municípios não tem banco de projetos. Quando um programa da União é divulgado no Siconv, o prazo é muito curto, então gera muita correria. É importante olharem o programa assim que ele sai”, reforça a professora.

O secretário de Meio Ambiente e coordenador de projetos da prefeitura de Machacalis, Alexandre Amador de Souza Soares, conta que o curso é primordial para um município pequeno, que recebe a maior parte dos recursos da União. “Aqui, aprendemos a como fazer a execução correta para evitar problemas. O curso abriu um leque para a melhoria de processos de coordenação de projetos. No dia a dia, como trabalhamos com propostas voluntárias, emendas, editais, isso é muito importante para o desenvolvimento do município”, disse o secretário.

Saiba mais sobre os cursos da AMM aqui e na AMMTV.

 

Publicado em 18 de fevereiro de 2019.