Home > CQGP > CQGP da AMM oferece curso teórico e prático sobre o “Plano de Ações Articuladas (PAR)”

CQGP da AMM oferece curso teórico e prático sobre o “Plano de Ações Articuladas (PAR)”

O Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da AMM, promoveu o curso “Plano de Ações Articuladas (PAR)”, nos dias 15 e 16 de julho de 2019, na sede da entidade em Belo Horizonte. Participaram da capacitação equipes técnicas de gestores municipais, engenheiros, arquitetos, fiscais de obras e demais profissionais que atuam na área de Captação de Recursos e Gestão de Projetos de Convênios e Contratos de Repasse das transferências voluntárias do Governo Federal.  

Em dois dias de curso, as professoras Joelma Aparecida Cunha Falrene Ribeiro e Dayana Helena Novaes Ribeiro apresentaram o conteúdo teórico e fizeram treinamentos práticos com os participantes com o objetivo de compartilhar estratégias para captação de recursos federais por meio do SIMEC/PAR.  

A professora Joelma Falrene salienta que os servidores públicos ainda têm muita dificuldade para acompanhar o sistema, o que torna a capacitação imprescindível. “O sistema do SIMEC é uma ferramenta do Governo Federal para o planejamento de infraestrutura física e pedagógica, acompanhado em várias etapas: diagnóstico e pendências. E vejo que eles ainda têm muita dificuldade. Primeiramente, é preciso verificar se o município tem algum bloqueio de verba nos portais de transparência ou mesmo no sistema. O objetivo dessa análise é conhecer o detalhamento do município, se tem bloqueio de verba para lá na frente eles conseguirem o planejamento.” 

Para auxiliar os alunos, as professoras fizeram atendimento individual a cada município. O engenheiro civil da prefeitura de Monsenhor Paulo, Erick Luiz Godoy Ferreira, reforça a eficiência e cordialidade das instrutoras. “Tiveram muita paciência com o pessoal. Havia muitas pendências nos municípios que elas conseguiram resolver individualmente, com cada um, tanto na questão de obras quanto de diagnóstico e planejamento; eu achei que foi bem proveitoso.” 

Confira os cursos do CQGP aqui.