Home > CQGP > CQGP da AMM oferece curso para treinamento no Siconv – Plataforma + Brasil

CQGP da AMM oferece curso para treinamento no Siconv – Plataforma + Brasil

O sistema Siconv – Plataforma + Brasil: teoria e prática foi tema do curso oferecido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da AMM, nos dias 5 e 6 de agosto de 2019. A grade da capacitação contou com a apresentação de temas, como a execução do processo de compra; Ordem Bancaria de Transferência Voluntária; ajustes do plano de trabalho; relatórios de execução; termo aditivo; rendimentos de aplicação e prestação de contas.   

De acordo com a professora Rosana Pereira, Multiplicadora do Siconv, habilitada pelo Ministério do Planejamento, o curso retrata, entre outros assuntos, as mudanças do antigo sistema para o novo – Plataforma + Brasil. “O Siconv passou a ser um dos sistemas dentro dessa plataforma. Esta turma foi diferente, pois tivemos gestores. O gestor não executa, mas é preciso ter conhecimento do que é necessário ao processo de contratualização com a União – desde o que é um bom projeto, como incluir uma proposta, como fazer uma boa execução e a prestação de contas. Se ele tiver noção desse sistema, vai valorizar os profissionais envolvidos e, sobretudo, enxergará melhor as capacidades de captação para o município.”   

Márcio José de Rezende, vice-prefeito de Cristiano Otoni, achou o curso muito interessante, principalmente para os gestores públicos. “É muito importante estar atento à questão dos convênios. Ao participar, como vice-presidente, integro a questão técnica à política. É muito importante estarmos atentos à parte burocrática, pois os convênios dependem muito da parte técnica, então, precisamos entender essa situação e capacitar nossos servidores também.”  

O secretário de Governo de Cambuquira, Luís Cláudio da Silva, também aprovou o curso e convida os colegas gestores para participar das capacitações da AMM. “Muito elucidativo. A praticidade de como foi ministrado o curso, com exemplos, para quem tinha dúvidas, como eu, foi bastante produtivo. Avalio como sendo muito importante participar. Até para pedir alguém para fazer, é preciso conhecer aquilo que é solicitado.”  

Confira o depoimento da professora na AMMTV (aqui) e saiba mais sobre os cursos do CQGP no portal da AMM (clique aqui).