Home > Comunicação > Notícias > CQGP da AMM leva capacitação sobre gastos na área de saúde a servidores em São João del-Rei

CQGP da AMM leva capacitação sobre gastos na área de saúde a servidores em São João del-Rei

Mais de 40 servidores públicos dos municípios que compõem a Microrregião dos Campos das Vertentes participaram, nos dias 16 e 17 de maio, do curso “Gastos públicos com saúde, a nova forma de repasses ao FMS e a execução orçamentária – entendendo a Portaria MS 3.992, de 28 de dezembro de 2017”, no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (AMVER), em São João del-Rei.

A capacitação foi promovida pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com a AMVER.

A professora do curso e especialista em gestão de sistemas e serviços de saúde, Marilene Nascimento Martins, reforça a importância de um contador específico para a área da saúde. “Não basta apenas o controle financeiro. As pessoas precisam entender a importância desse serviço na saúde, principalmente, agora, que estamos trabalhando com uma resolução nova, em que os municípios já estão recebendo o financiamento por meio do custeio e investimento. É preciso ter controle, o tempo inteiro, das ações e dos serviços”, salienta Marilene.

Na avaliação da chefe do departamento técnico da AMVER, Virgínia Rodrigues, o curso foi importante para os servidores por apresentar as alterações da  Portaria MS 3.992 e a preocupação com os gastos com saúde pública. “A professora é muito experiente e nos explicou, de forma clara, sobre o ciclo da saúde, que envolve profissionais de diferentes áreas. E sobre a importância de seguir criteriosamente o processo: planejamento, execução e prestação de contas”, reforça.

Confira a agenda dos cursos de junho:

  • Dias 4 e 5 de junho: Sincov  completo – Gestão de Convênios – Teoria e prática.
  • Dias 7 e 8 de junho: Compras Diretas.
  • Dias 12 e 13 de junho: Pregão – Formação de Pregoeiros.

Mais informações e inscrições para os cursos do CQGP aqui (clicando aqui).

Publicado em 18 de maio de 2018.