Home > Comunicação > Notícias > CQGP da AMM atualiza gestores sobre novas normas da contabilidade pública

CQGP da AMM atualiza gestores sobre novas normas da contabilidade pública

O processo de convergência pelo qual passa a contabilidade pública no Brasil vem requerendo um esforço muito grande dos servidores municipais para se adequarem às normas contábeis internacionais. Para orientar melhor os servidores que atuam nessa área, o Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) da Associação Mineira de Municípios (AMM) promoveu o curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), nos dias 17 e 18 de abril, na sede da AMM, em Belo Horizonte.

Segundo a professora Lucy Freitas, o modelo que vem sendo implantado no país é mais focado no controle, controle do patrimônio, controle da aplicação do orçamento, para que seja criado um ambiente de controle de custos, com o objetivo de apurar o custo da atividade pública. “Existe uma resistência muito grande dos próprios profissionais, porque no Brasil estabeleceu-se uma cultura de contabilidade orçamentária. Controla-se o orçamento, mas na verdade, na Contabilidade, o principal pressuposto é o controle do patrimônio em geral, tanto os ativos quanto passivos”.

Além disso, outros fatores como a falta de estrutura nos municípios pra ter profissionais com mais expertise, problemas com sistemas que prestam serviços pra essas prefeituras e a questão da mudança propriamente dita têm dificultado o trabalho dos servidores e a adequação da nova Contabilidade no país, também devido à complexidade do modelo novo.

Mesmo com muitos anos trabalhando na administração pública, o contador do município de Raul Soares, Carlos Bernardo, entende que é necessário se capacitar já que se trata de um tema revolucionário e que exige muito conhecimento das mudanças. Segundo ele, a principal dificuldade é entender o processo da convergência das normas como um todo. “É muito mudança ao mesmo tempo e isso traz pra nós dificuldades, porque somos os servidores pilotos e precisamos transmitir isso para os demais que estão na área nas nossas prefeituras”.

A professora Lucy Freitas destaca que a capacitação é sempre importante em qualquer atividade, qualquer área. Mas que nesse caso,como a mudança é muito grande, é necessário que os profissionais que atuem nas áreas de orçamento, contabilidade, controle interno, busquem essa capacitação para o novo modelo, já que praticamente aprenderão tudo de novo. “Mesmo aquele profissional que tem muita experiência, vai ter que passar por um aprendizado”.

Conheça os cursos do CQGP aqui e inscreva-se.

Publicado em 19 de abril de 2018.