Home > CQGP > CQGP da AMM apresenta novidades e dicas para utilização das mídias digitais

CQGP da AMM apresenta novidades e dicas para utilização das mídias digitais

Como gerar conteúdo interessante para divulgar as ações da administração municipal, dicas sobre gerenciamento das redes sociais, técnicas para administrar as notícias falsas, conhecidas por fake news, foram alguns dos temas abordados no “Curso de comunicação digital – divulgação, informação e gestão”, nos dias 23 e 24 de julho, na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte.

Promovido pelo Centro de Qualificação da Gestão Pública (CQGP), da AMM, a capacitação teve como objetivo orientar os agentes públicos sobre a utilização da comunicação digital e a gestão das mídias sociais como ferramenta de informação, divulgação e transparência da administração pública municipal para o cidadão.

Este foi o segundo curso sobre mídias digitais oferecido pela AMM e, de acordo com o professor, o responsável pelas redes sociais da Associação, Rosalves Sudário, a pauta foi voltada, principalmente, aos cuidados com as notícias falsas (fake news) e os serviços que estão sendo modificados em virtude dessa prática, como o Whatsapp, que mudou o tipo de utilização das listas de transmissão nos últimos dias.

“Quem conhece, sabe como barrar as notícias falsas. Mas o gestor, o responsável pelas redes, precisa de sangue frio para responder e evitar mais problemas ainda; saber como falar, passar a informação. A notícia falsa corre muito rápido e a verdadeira demora a aparecer, mas se trabalhar de modo correto vai chegar a todo mundo”, afirmou o professor.

Além disso, o curso apresentou técnicas adequadas de como dar publicidade às ações das prefeituras. “De como usar as mídias no dia a dia. Na maioria dos municípios tem apenas uma pessoa para ficar responsável pelas contas (Facebook, Instagram, Youtube) e cada uma funciona de um jeito diferente”, reforçou Rosalves.

Na capacitação, os estudantes tiveram acesso, ainda, a dicas sobre como alimentar os canais de comunicação e os portais da transparência. A chefe de divisão de comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas, Mari Greco, avaliou o curso e a didática do professor como excelentes. “Foi possível aprofundar um pouco mais nessa questão da comunicação, principalmente nas redes sociais, porque, hoje, há cada vez mais necessidade, principalmente nos órgãos públicos. Este é o segundo curso que faço na AMM, pois tratam de trazer a gente para a atualidade e mostrar o que há de novo no mercado em termos de comunicação”, salientou.

Para o chefe de gabinete e comunicação da prefeitura de Oratórios, Luciano da Silva Gomes Pinto, os cursos da AMM agregam valor à atividade dos servidores públicos no dia a dia. “Dão uma bagagem muito grande. O primeiro que fiz foi sobre cerimonial e eventos e este com certeza foi um up grade muito grande para lidar com as redes sociais. Por mais que tenha o hábito de trabalhar com as mídias, ficamos com muitas dúvidas sobre o que pode e não pode. O professor abriu muitas possibilidades de conhecimento. Foi importante também para aprender a preencher nosso site com conteúdos mais relevantes”, concluiu.

Confira a agenda dos próximos cursos do CQGP aqui.

Publicado em 24 de julho de 2018.