Home > Coronavírus > Covid-19: canais de comunicação do SUS auxiliam a população nos casos de sintomas da doença

Covid-19: canais de comunicação do SUS auxiliam a população nos casos de sintomas da doença

Para ajudar a população a identificar os sintomas do coronavírus e evitar o deslocamento, sem necessidade, ao posto de saúde, o Ministério da Saúde lança canais de atendimento para tirar suas dúvidas e informar sobre o que fazer em caso de sinais da doença, sem sair de casa.

O TeleSUS para o enfrentamento da Covid-19 é uma estratégia de disponibilização de serviço de atendimento pré-clínico de saúde, que visa amplo esclarecimento da população sobre a doença. Tem o papel de favorecer o isolamento domiciliar da população potencialmente contaminada ou do grupo de risco (que não possua sinais de gravidade) e de evitar ao máximo o esgotamento dos serviços presenciais de saúde.

Os canais de entrada aos serviços de saúde propostos são: o Serviço de ChatBot, o Serviço de Unidade de reconhecimento Audível (URA), o Serviço de Atendimento pré-clínico (SAPC) e o monitoramento remoto.

Aplicativo Coronavírus

Outra opção é usar o Aplicativo Coronavírus. Primeiro, você precisa baixar o aplicativo para o seu celular. Nele, além de receber orientações sobre como se prevenir do coronavírus, você também reponde um questionário simples sobre a sua condição de saúde. De acordo com as suas respostas, aplicativo indica o melhor a fazer.

Chat On-line

O chat on-line deve ser acessado pelo site https://coronavirus.saude.gov.br/. Lá, você inicia a conversa e digita todos os seus sintomas. Dessa forma, fica sabendo se deve ficar em isolamento domiciliar, se deve procurar um posto de saúde ou serviço de emergência.

Número 136

Se, ao em vez de ler, você preferir ouvir as orientações, basta pegar o celular ou telefone fixo e ligar gratuitamente para o número 136. Você será guiado, por meio de um menu em mensagem de voz, para as possibilidades existentes, de acordo com as suas dúvidas ou necessidades.

Whatsapp

Está no ar também um canal exclusivo no WhatsApp para falar com a população! Mande um oi no WHATSAPP WEB para ou no número: (61) 9938 – 0031.

Monitoramento

Após ser orientado a fazer o isolamento domiciliar, o cidadão será acompanhado pelo telefone em relação ao seu estado de saúde. Se apresentar piora, a pessoa será orientada a procurar atendimento presencial no local certo. A pessoa será acompanhada mesmo enquanto estiver internada e após a alta hospitalar. Os cidadãos poderão ainda receber uma ligação mesmo que não tenham acessado nenhum dos canais de atendimento.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.