Home > Comunicação > Notícias > Contabilidade pública foi tema de curso do CQGP da AMM

Contabilidade pública foi tema de curso do CQGP da AMM

Servidores públicos de diferentes regiões do Estado se reuniram nos dias 6 e 7 de junho para participar do curso “Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, promovido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) da Associação Mineira de Municípios (AMM).  

Capacitar os participantes do curso para a atuação na Contabilidade Pública, abordando o novo modelo de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o estágio atual do processo de convergência do setor público às Normas Internacionais de Contabilidade. Esse foi o objetivo da capacitação, que apresentou, também, aspectos do PIPCP (Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais), do PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e a estrutura de Contas), dos Procedimentos Contábeis aplicados ao setor Público de acordo com o MCASP (Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público). 

De acordo com a professora do curso, Lucy Fátima de Assis Freitas, que é Mestre em Ciências Contábeis, o curso aborda as mudanças no setor público devido à convergência às normas internacionais de contabilidade. “Tratamos as questões relacionadas ao reconhecimento e mensuração de ativos e passivos. Os alunos têm muitas dúvidas, com questões relacionadas a receitas e despesas, como contabilizar os direitos a receber, entre outras”, afirmou.  

A contadora do município de Tupaciguara, Maria Leila de Lima Batista, indica o curso a todos os servidores públicos da área de contabilidade. “É a primeira vez que eu estou participando e achei muito bom; recomendo para todo mundo, porque as mudanças são várias, então, a gente tem que ficar atualizado.”  

Na avaliação da controladora interna do município, Tarquiane Cunha Santana, o curso foi muito importante para agregar novos conhecimentos. “E aperfeiçoar-me na contabilidade pública. Eu sou advogada, exerço a função de controladora, e esse curso trouxe para mim vários aspectos para entender melhor o patrimônio público. Sempre que tem cursos aqui na AMM eu faço questão de participar porque a gente aumenta o nosso conhecimento para levar mais eficiência e eficácia no serviço prestado no município.”  

Saiba mais sobre os cursos do CQGP da AMM aqui (clicando aqui).