Home > Coronavírus > Conselho Nacional de Secretários de Saúde publica nota oficial sobre tratamento medicamentoso precoce de pacientes com Covid-19

Conselho Nacional de Secretários de Saúde publica nota oficial sobre tratamento medicamentoso precoce de pacientes com Covid-19

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) publicou, nesta quarta-feira (20 de maio), uma nota oficial sobre o documento intitulado “Orientações do Ministério da Saúde para tratamento medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19”, lançado pelo Ministério da Saúde.

Na nota, os conselheiros deixam claro que as orientações foram documentadas sem participação técnica e pactuação tripartite. “O CONASS reafirma sua posição de pautar-se, sempre, pelo respeito às melhores evidências científicas. Assim, ao contrário do que foi divulgado em entrevista coletiva, ontem, deixa claro que tais orientações são de única responsabilidade do Ministério da Saúde.”

Enfatiza-se, ainda, que “o CONASS insiste na importância de se prosseguir com a discussão com o gestor federal do SUS sobre temas que se relacionam diretamente à estratégia de enfrentamento à pandemia de modo tripartite. Por que estamos debatendo a Cloroquina e não a logística de distanciamento social? Por que estamos debatendo a Cloroquina em vez de pensar um plano integrado de ampliação da capacidade de resposta do Ministério da Saúde para ajudar os estados em emergência?”.

Confira a nota oficial na íntegra AQUI.

Guia

O Conass, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), lançou, no dia 6 de maio, o Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde. A partir da preocupação da APS em relação às demais situações de saúde, em especial as condições crônicas, frente ao enfoque dado à pandemia de Coronavírus, o instrumento foi estruturado com o apoio do Hospital Albert Einstein.

Confira o guia AQUI.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.