Home > Comunicação > Notícias > Conheça Guidoval, a próxima parada do “AMM nos Municípios”   

Conheça Guidoval, a próxima parada do “AMM nos Municípios”   

A Zona da Mata mineira é a próxima região a receber o projeto de interiorização “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões”. A quarta edição dessa iniciativa pioneira da Associação Mineira de Municípios (AMM) acontecerá na próxima sexta-feira, 22 de setembro, em Guidoval.  O município, de cerca de  8 mil habitantes, está localizado na microrregião de Ubá, distante 298 km de Belo Horizonte e tem como prefeita Soraia Vieira de Queiroz, que é diretora regional da AMM na Mata.

O intuito dessa interiorização é aproximar e unir os municípios mineiros, promovendo este momento de capacitação e debate político voltado para as causas municipalistas e bandeiras locais.  “Queremos um movimento de capacitação dos gestores locais e de interlocução e união dos agentes políticos na construção de um municipalismo mais forte”, explica o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

Por meio deste projeto, os gestores e servidores públicos das cidades do interior de Minas Gerais – que nem sempre podem estar na sede em Belo Horizonte – têm a oportunidade de participar das atividades da Associação para reivindicarem ações e, juntos, buscarem soluções e mais desenvolvimento, principalmente aos pequenos municípios.

Além do debate que reúne gestores municipais e autoridades do cenário político estadual, o “AMM nos Municípios – Encontros nas Macrorregiões” também conta com palestras de órgãos do governo estadual, parceiros da AMM na iniciativa.

A prefeita de Guidoval convida todos para participarem do evento na sua cidade:

Em Guidoval, representantes do Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Cidades e de Integração Regional (SECIR/MG) e de Segurança Pública (SESP-MG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP-MG), Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado de Minas Gerais (CREA-MG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) dos falarão sobre temas relevantes para a administração municipal. O evento tem apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Rede Minas de Televisão.

Prefeitos, vices, presidentes de câmaras, vereadores, secretários municipais, técnicos, servidores públicos e profissionais da sociedade civil estão convidados a se unirem neste encontro público no Salão de Festas Calico, localizado na Praça Santo Antônio, centro da cidade. Todos os municípios podem participar.

A programação completa do evento e o link para inscrição pode ser acessado clicando aqui.

Sobre Guidoval

Prainha da Serra da Onça

Cravado nas serras das montanhas das Minas Gerais, o município de Guidoval se destaca por suas belezas incomparáveis, suas terras férteis e sua gente ordeira e hospitaleira.

O município de Guidoval foi criado pela Lei Estadual nº 336, de 27 de dezembro de 1948, com sede no Distrito de Guidoval, desanexado do município de Ubá. A sua instalação aconteceu em 1º de janeiro de 1949. Sempre foi composto de um só distrito, o da sede. Guidoval é termo da Comarca de Ubá. O adjetivo pátrio é Guidovalense.

Guidoval vem se reerguendo após o impacto da devastação causada pelas cheias do Rio Xopotó, que subiu cerca de 10 metros em 2012, retirando forças na perseverança de sua gente que,

apesar dos danos sofridos, não se entregou  e seguiu fazendo das dificuldades um trampolim para seguir à diante no propósito maior que é o desenvolvimento.

Após o acidente, a cidade se transformou num canteiro de obras. Casas populares, infraestrutura urbana, praças, jardins, pavimentação de ruas e avenidas, atendimento às comunidades rurais, mais saúde e mais educação.

Diante do empenho e da força de vontade demonstrados pela nossa população, a administração municipal, tendo à frente a prefeita Soraia Vieira, está trabalhando como nunca. “Estamos, mesmo com os parcos recursos que temos, nos desdobrando para atender as necessidades de um povo ávido por crescimento e desenvolvimento em todos os setores”, destaca a prefeita Soraia.

A administração de Soraia Vieira trouxe avanços à cidade e seu povo. “São cinco anos de prosperidade, de certezas, de promessas cumpridas e de comprometimento com tudo aquilo que um povo precisa para ser feliz”, finalizou a prefeita.

 

Publicado em 19 de setembro de 2017.