“Comunicação e gestão de marketing nas políticas públicas” foi o tema do curso do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da AMM, nos dias 7 e 8 de novembro, na sede da entidade em Belo Horizonte. Na capacitação, a sala do espaço multiuso foi totalmente ocupada por profissionais da área de comunicação e, também, estudantes, vereadores e agentes políticos.
A professora Mara Greide, que é socióloga e pesquisadora, ressalta que, no curso, foram apresentados elementos para auxiliar os alunos a desenvolver diagnósticos para planejar a comunicação de forma estratégica. “Eu e a Izamara temos a preocupação de trabalhar a comunicação, um tema que está na moda, de forma eficaz. Temos feito um trabalho para chamar a atenção dos alunos para que, apesar de ter todos os recursos comunicacionais, é preciso atentar-se aos elementos que precisam de diagnósticos, como a cultura de uma determinada população, o sistema político de um local, para planejar e pensar os processos comunicativos.”
Para a professora Izamara Arcanjo, especialista em comunicação estratégica, no curso, os alunos aprenderam técnicas para aplicar conceitos sociológicos a questões práticas da área da comunicação. “Apresentamos técnicas de como organizar o processo de comunicação para a gestão pública, já pensando, inclusive, nas eleições do ano que vem. Tratamos de questões pragmáticas, como as maneiras de potencializar as redes sociais, como criar conteúdos estratégicos, o que pode fazer até determinado momento do ano (2020); orientamos sobre como separar as questões públicas e privadas dos candidatos; e também mostramos que estamos em um momento de apresentar ao público os avanços que o mandato trouxe ao município. A dica é que essa comunicação seja feita de forma estruturada para o eleitor ter clareza do que foi essa gestão”, enfatizou a professora.
Na avaliação do especialista em comunicação digital, da AMM, Rosalves Sudário, as professoras apresentaram um conteúdo interessante sobre “o pensar a comunicação; a importância de conversar e conhecer a realidade da população para fazer pesquisas e um planejamento com base nos dados reais. Uma coisa é o que eu suponho sobre uma população, outra é a realidade do perfil daquela comunidade, o tipo de persona, de repertório, entre outros aspectos, para fazer uma construção e entender como funciona a cultura de diferentes regiões, com hábitos e costumes distintos”.
Para o chefe de gabinete da prefeitura de Astolfo Dutra, João Pedro Figueira Costa, os fundamentos apresentados foram muito importantes para a qualificação profissional dos participantes. “A abordagem feita superou as expectativas. A gente ouviu sobre temas pertinentes à comunicação e o suporte necessário para o desenvolvimento do nosso trabalho no dia a dia. Escutamos um pouco da parte legal, do que podemos divulgar e nos ajudou muito por agregar valor; e também sobre a parte sociológica da comunicação. Isso transformou o curso e nos apontou um caminho para desenvolver uma nova comunicação”, concluiu.
Confira os próximos cursos do CQGP da AMM aqui. E a cobertura completa do curso na AMMTV (clique aqui).