Home > CQGP > Comunicação estratégica na gestão pública foi pauta do CQGP da AMM no início de novembro

Comunicação estratégica na gestão pública foi pauta do CQGP da AMM no início de novembro

“Comunicação e gestão de marketing nas políticas públicas” foi o tema do curso do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da AMM, nos dias 7 e 8 de novembro, na sede da entidade em Belo Horizonte. Na capacitação, a sala do espaço multiuso foi totalmente ocupada por profissionais da área de comunicação e, também, estudantes, vereadores e agentes políticos.

A professora Mara Greide, que é socióloga e pesquisadora, ressalta que, no curso, foram apresentados elementos para auxiliar os alunos a desenvolver diagnósticos para planejar a comunicação de forma estratégica. “Eu e a Izamara temos a preocupação de trabalhar a comunicação, um tema que está na moda, de forma eficaz. Temos feito um trabalho para chamar a atenção dos alunos para que, apesar de ter todos os recursos comunicacionais, é preciso atentar-se aos elementos que precisam de diagnósticos, como a cultura de uma determinada população, o sistema político de um local, para planejar e pensar os processos comunicativos.”

Para a professora Izamara Arcanjo, especialista em comunicação estratégica, no curso, os alunos aprenderam técnicas para aplicar conceitos sociológicos a questões práticas da área da comunicação. “Apresentamos técnicas de como organizar o processo de comunicação para a gestão pública, já pensando, inclusive, nas eleições do ano que vem. Tratamos de questões pragmáticas, como as maneiras de potencializar as redes sociais, como criar conteúdos estratégicos, o que pode fazer até determinado momento do ano (2020); orientamos sobre como separar as questões públicas e privadas dos candidatos; e também mostramos que estamos em um momento de apresentar ao público os avanços que o mandato trouxe ao município. A dica é que essa comunicação seja feita de forma estruturada para o eleitor ter clareza do que foi essa gestão”, enfatizou a professora.

Na avaliação do especialista em comunicação digital, da AMM, Rosalves Sudário, as professoras apresentaram um conteúdo interessante sobre “o pensar a comunicação; a importância de conversar e conhecer a realidade da população para fazer pesquisas e um planejamento com base nos dados reais. Uma coisa é o que eu suponho sobre uma população, outra é a realidade do perfil daquela comunidade, o tipo de persona, de repertório, entre outros aspectos, para fazer uma construção e entender como funciona a cultura de diferentes regiões, com hábitos e costumes distintos”.

Para o chefe de gabinete da prefeitura de Astolfo Dutra, João Pedro Figueira Costa, os fundamentos apresentados foram muito importantes para a qualificação profissional dos participantes. “A abordagem feita superou as expectativas. A gente ouviu sobre temas pertinentes à comunicação e o suporte necessário para o desenvolvimento do nosso trabalho no dia a dia. Escutamos um pouco da parte legal, do que podemos divulgar e nos ajudou muito por agregar valor; e também sobre a parte sociológica da comunicação. Isso transformou o curso e nos apontou um caminho para desenvolver uma nova comunicação”, concluiu.

Confira os próximos cursos do CQGP da AMM aqui. E a cobertura completa do curso na AMMTV (clique aqui).