Home > CQGP > Compras Diretas foi tema de curso do CQGP nos dias 19 e 20 de agosto

Compras Diretas foi tema de curso do CQGP nos dias 19 e 20 de agosto

O Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da AMM, promoveu o Curso de Compras Diretas – dispensa, inexigibilidade e credenciamento/implantação e operacionalização – nos dias 19 e 20 de agosto, na sede da entidade, em Belo Horizonte. Os dois dias de capacitação reuniram gestores, servidores públicos e profissionais que trabalham com processo de licitação nas prefeituras do Estado.   

O professor do curso, Felipe Ansaloni, explicou que, nas aulas, foram apresentados os processos de compras diretas, como dispensa e inexigibilidade. “São temas que eles têm muitas dúvidas a respeito do credenciamento. Não têm previsão na legislação, geram muitas dúvidas, e têm sido cada vez mais adotados pelas prefeituras.” 

Nas aulas, foram apresentados os conceitos de licitação dispensada para bens imóveis, móveis, aquisição de produtos de entidades ou órgão que integre a administração pública; compras ou locação de imóvel; remanescente de obra, serviço ou fornecimento; aquisição de gêneros perecíveis; entre outros temas.  

Por ter conquistado o mercado como referência em cursos de capacitação na área da gestão pública, o CQGP atrai colaboradores de prefeituras, câmaras municipais, órgãos da administração municipal, estadual e federal, e, também, da iniciativa privada.  

Participando de um curso da AMM pela primeira, o Gerente comercial da Nogueira e Castro, de Itaúna, Isaac Lopes Garcia, saiu da capacitação com muito conhecimento sobre o processo de compras diretas. “Eu trabalho para uma empresa que atende prefeituras e estamos acostumados a ver apenas um lado, o do fornecedor, e não as dificuldades do processo. O curso agregou muito para mim, porque apresentou uma visão que nunca tive e despertou o interesse em ter esse olhar pelo processo de compras. Vejo que é um universo muito maior, com muita preparação, para dar tudo certo”, reforçou.  

Saiba mais sobre os cursos do CQGP na AMMTV (aqui) e no portal da AMM (aqui).