Home > Coronavírus > “Como alavancar as receitas próprias sem aumento de tributos” foi o tema do CQGP da AMM nesta semana

“Como alavancar as receitas próprias sem aumento de tributos” foi o tema do CQGP da AMM nesta semana

A apresentação de modernas práticas na arrecadação municipal e de casos de sucesso foi o centro dos debates do último curso do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) da AMM, nos dias 22 e 23 de setembro de 2020, com o tema “Como aumentar as receitas próprias sem aumento de tributos”, no formato totalmente virtual.

Ministrado pelo professor Marcílio Melo, especialista em Direito Tributário Municipal, a capacitação teve como objetivo levar aspectos práticos aos secretários de Fazenda, equipes dos setores de Arrecadação, Controladoria e Procuradoria Municipal sobre as modernas práticas na arrecadação municipal; a capacidade tributária municipal; a obrigação de arrecadar e a auditoria de controle do TCEMG; os projetos e ações que permitem aumentar a arrecadação sem aumento de impostos.

Nas aulas, foram apresentadas questões como a demonstração das obrigações Constitucionais da Fazenda Pública Municipal; a responsabilidade Fiscal com a Receita e com a Arrecadação Municipal; o Recadastramento Digital com Geoprocessamento; e a Fiscalização do Cadastro Técnico Fiscal Imobiliário e Mobiliário/Econômico.

CQGP online

Em tempos de coronavírus e distanciamento social, ainda não é aconselhável o deslocamento dos gestores e servidores municipais, até Belo Horizonte, para se capacitarem nos cursos oferecidos pela Associação Mineira de Municípios (AMM), por meio do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP). Por isso, para levar conhecimentos fundamentais para a administração pública, os cursos do CQGP serão oferecidos online.

Saiba mais sobre os cursos (abaixo) e faça a sua inscrição AQUI. 

Agenda

  • 24 e 25 de setembro de 2020: Providências para o encerramento do exercício 2020: mandato municipal e prestações de contas
  • 28 e 29 de setembro de 2020: Eleições 2020 – Comunicação de alta performance nas mídias digitais e no WhatsApp

Confira, também, a cobertura dos cursos do CQGP no canal da AMMTV (clique aqui).