Home > Coronavírus > Comitê Covid-19 Macro Centro-Sul reforça recomendações com os cuidados para o Carnaval

Comitê Covid-19 Macro Centro-Sul reforça recomendações com os cuidados para o Carnaval

Em reunião virtual com prefeitos e secretários de saúde dos municípios da macrorregião Centro-Sul, na última sexta-feira 12/2, o comitê macro covid-19 reforçou as recomendações repassadas pelo Governo de Minas para os cuidados relativos ao período do Carnaval. A AMM apoia a iniciativa como forma de mobilizar os gestores e toda a população ao combate do coronavírus, uma vez que as confraternizações de carnaval poderiam aumentar, ainda mais, o número de pessoas contaminadas.

Conforme anunciado pelo governador Romeu Zema em coletiva de imprensa no dia 10/2, o comitê destacou a importância de conscientizar a população sobre a importância de evitar aglomerações durante esse período. O comitê seguiu as mesmas recomendações do Governo para orientar os municípios, ainda que os mesmos possuam autonomia nas decisões: não decretar ponto facultativo nos dias 15/2, 16/2 e 17/2, com o objetivo de desestimular viagens; proibir o fechamento de ruas e praças para fins festivos e eventos para evitar aglomerações e, consequentemente, o aumento de infecções pela covid-19.

Ainda na reunião, foi apresentado o cenário epidemiológico e assistencial atualizado da Macrorregião Centro-Sul e as orientações do plano Minas Consciente para o período do Carnaval.

No site do Minas Consciente estão disponíveis as diretrizes do protocolo para o período de carnaval:www.mg.gov.br/minasconsciente. Saiba mais aqui.

Veja, também, o último boletim da covid (aqui).

Fonte: SES-MG.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.