Home > ÁREAS TÉCNICAS > Cultura e Turismo > Com participação da AMM, foi assinado protocolo de intenções que cria Rede Cidades Criativas de Minas Gerais

Com participação da AMM, foi assinado protocolo de intenções que cria Rede Cidades Criativas de Minas Gerais

A economia criativa mineira e toda sua cadeia produtiva, que envolve inovação, cultura e empreendedorismo, acabam de ganhar importante reforço com o lançamento da Rede Cidades Criativas de Minas Gerais. O objetivo é fomentar a integração entre a cultura e o turismo no Estado, articulando a participação e cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável.

A iniciativa foi oficializada por meio da assinatura de protocolo de intenções entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e as prefeituras de Diamantina e Cataguases, com participação da AMM. A rede mineira, que começa com Belo Horizonte, Cataguases e Diamantina, prevê a inclusão de mais 20 cidades até 2022.

A rede mineira é inspirada pelo trabalho da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que criou em 2004 o título de “Cidade Criativa”, concedido às cidades que se destacam em sete áreas: Artesanato e Artes Populares, Artes Midiáticas, Filme, Design, Gastronomia, Literatura e Música.

Foto: Solenidade de lançamento também contou com apresentação da Vesperata de Diamantina, experiência gastronômica e sessão de cinema (Crédito: Vinicius Silva/Secult).

Mais informações com a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437.