Uma Comissão de Acompanhamento das questões relativas ao “Programa Municipal de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Recicláveis” foi criada pela Prefeitura de Divinópolis. A primeira reunião da comissão ocorreu na quarta-feira (20). Entretanto, o decreto que oficializa a comissão foi publicado na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial dos Municípios Mineiros.
Conforme o documento, a comissão irá se reunir mensalmente para propor ações e trabalhos que visam melhorar o programa de coleta seletiva na cidade. O trabalho conta com diversas secretarias do Executivo, como as pastas de educação, assistência social, operações e serviços urbanos, meio ambiente, saúde e de governo.
A vice-prefeita Janete Aparecida (PSC) destacou que a maioria dos membros da comissão é de servidores efetivos, para que seja criada uma política pública permanente. “Nosso objetivo é que esta política continue sendo executada pelas próximas gestões e anos. Peço a todos os membros que encarem a causa como missão, dando a ela a devida importância, mesmo sendo um trabalho voluntário”, destacou.
Ainda durante a reunião, foi destacada a representatividade dos Catadores de Recicláveis, que serão representados na Comissão por Raimundo Nonato e Gisele Xavier – membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Divinópolis (Ascadi).
Ficou definido que as Secretarias de Educação e Cultura farão parcerias em projetos e ações, com o objetivo de educar a população sobre o funcionamento da Coleta Seletiva e, principalmente, com relação à importância do serviço.
A Comissão se encontrará mensalmente para apresentação dos resultados e metas. Além disso, irá acompanhar continuadamente cada pasta com a respectiva competência, além do funcionamento e execução do programa de coleta de resíduos, visto a importância dele para a cidade.
Mais informações com o assessor técnico de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, pelo telefone (31) 2125-2418.
Fonte: G1 – São Paulo (Web) – 22/07/2022
Foto/arte: Prefeitura de Divinópolis